NORAD Tracks Santa

Site no ar a partir de 1º de dezembro

Site no ar a partir de 1º de dezembro

O gadget no meu iGoogle informa que é tempo de mais um post tradicional no PdUBT! Desde 2002 [exceto em 2003] publico algo sobre o serviço de utilidade pública prestado pelo órgão de defesa aérea canadense e norte-americano NORAD: rastrear Papai Noel na noite de natal para que as crianças do mundo inteiro saibam onde ele está.

Por que?, perguntam-se os elfos.

Porque Terry Pratchett já disse:

“Tudo bem,” disse Susan, “Eu não sou burra. Você está dizendo que humanos precisam de… fantasias para tornar a vida suportável.”

NÃO. HUMANOS PRECISAM DE FANTASIA PARA SEREM HUMANOS. PARA SEREM O PONTO EXATO ONDE O ANJO CAÍDO ENCONTRA O MACACO PENSANTE.

“Fadas do dente? Papais Noel?”

SIM. É UM TREINO. VOCÊ COMEÇA APRENDENDO A ACREDITAR NAS PEQUENAS MENTIRAS.

“Para que possamos acreditar nas mentiras maiores?”

SIM. JUSTIÇA. MISERICÓRDIA. ESSE TIPO DE COISAS. [Terry Pratchett em Hogfather, traduzido por Enrique Trevelin no blog Coisas Geek de um Hobbit Inútil]

Ms não é só TP quem diz isso: psicólogos e profesores também.

A imaginação, além disso, é fundamental para o amadurecimento emocional da criança. “O mundo real é complexo demais para a criança novinha. O mundo da fantasia, ao contrário, pode ser manipulado e mudado. É uma espécie de treinamento que dá à criança os recursos emocionais para que ela mais tarde seja capaz de enfrentar o mundo real”, diz a médica Ivete Gattás, da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Unifesp.

Por fim, quando pais e filhos escrevem a cartinha juntos, montam a árvore de Natal e compartilham a ansiedade pela chegada do dia 25, os laços familiares são estreitados. [Folha, 29/11/09]

Não, não!, – os elfos replicam, – por que eles rastreiam Papai Noel?

Oh, é uma longa e antiga história.

Coronel Harry Shoup

Coronel Harry Shoup

Em 1955, a filial da Sears em Colorado Springs abriu uma linha telefônica especial para as crianças falarem com Papai Noel e fazer seus pedidos. Por um erro na impressão, os anúncios saíram com o número trocado e as ligações passaram a cair na mesa do então Comandante de Operações do CONAD [Continental Air Defense], o Coronel Harry Shoup. Quando ele descobriu o que aconteceu, disse para as crianças que era o ajudante do Papai Noel e daria uma espiada no cara, ver onde ele estava. Assim, ordenou a seus comandados para que transmitissem a posição do Papai Noel para as crianças que ligassem pra eles.

Uma rede de notícias local interessou-se pelo caso e contou a história no ar. No ano seguinte, crianças de todo o país ligaram para o CONAD em busca de informações do Papai Noel.

Voluntários na Base Aérea de Peterson

Voluntários na Base Aérea de Peterson, 2007

Em 1958 o CONAD uniu-se à defesa canadense e formou o NORAD [North American Aerospace Defense Command], mas a tradição natalina continuou. Hoje em dia muitos militares passam o Natal com suas famílias nas bases aéreas, de plantão em turnos de 2 horas, para atender às ligações das crianças. Em 2007 foram 1012 voluntários, entre funcionários e seus familiares [a partir de 14 anos].

O programa NORAD Tracks Santa foi para a web em 1997 graças à iniciativa do Major Jamie Robertson, do braço canadense do NORAD. O site é patrocinado pela iniciativa privada como o Google, AOL, Akamai, Qwest, Verizon, Microsoft, etc., de modo que os custos da operação não usam o dinheiro do imposto público.

Desde 2007 o Google expandiu sua participação no programa, usando o Google Earth, o Google Maps, o iGoogle e o Youtube para mostrar a localizaçâo de Papai Noel. Eu já instalei o gadget do NORAD na minha página do iGoogle. A neta do Coronel Shoup trabalha no Google.

Nariz útil

Nariz útil

Durante a Guerra Fria, o acompanhamento da viagem era contado no rádio como se fosse perseguição a uma aeronave invasora, com ameaças de atirar para derrubar. Aí o piloto norte-americano “reconhecia” quem estava a perseguir. Atualmente, Papai Noel é recebido por uma esquadra canadense [CF-18 Hornets] que lhe serve de guarda de honra e assegura que ele passará incólume pelas zonas de defesa aérea. Quando ele entra no espaço aéreo dos Estadozunidos passa a ser acompanhado por esquadras de F-15 e F-16.

Um dos equipamentos usados para o rastreamento do Papai Noel é um sistema de satélites com sensores infravermelho, capazes de detectar calor. O nariz vermelho de Rudolph emite calor equivalente a um míssil e é o que aponta o satélite para o trenó.

“As a society we tend to value characteristics of kindness, benevolence, and generosity. We also value children’s innocence,” points out Gashinski,

“Santa embodies these qualities. We’ve manufactured a supernatural being to which we can safely transfer our adoration and respect in a pluralistic society. Santa is inclusive. He is not as ‘religiously loaded’ as the image of baby Jesus and therefore is more accessible and acceptable as an iconic figure of a secular Christmas. Santa-worship is more conducive to our pluralistic Canadian culture than an infant Christ.” [WebWire, 14/12/05]

O site oficial do NORAD Tracks Santa é www.noradsanta.org

E, se possível, leia e assista Hogfather.

Anúncios

6 comentários sobre “NORAD Tracks Santa

  1. Eu já assisti, vou ver de novo, adorei. Mas passei aqui prá contar que estes dias na comunidade que participo, trocando livros, tinha os 3 primeiros livros da discworld, e por sorte eu estava cheia de créditos, recebi os três, e já comprei os dois seguintes.

  2. Gostei muito do trechinho citado de Terry Pratchett (“Justiça, misericórdia… esse tipo de coisas.”) Caraca!

    Muito legal essa tradição do Norad, mesmo para quem não acredita em Papai Noel é divertido fazer de conta e acompanhar o percurso do bom velhinho… aliás, adoro filmes de Natal e afins, a gente sabe que é tudo fantasia mas adora.

    Fui ver os artigos recomendados sobre Hogfather, parece ser muito bom. Que vergonha, nunca li nada do Terry Pratchett… (mas isso tem conserto).

    Beijocas!

  3. A história do Papai Noel nunca colou comigo. As primeiras lembranças que eu tenho do Natal é de receber todos os meus presentes (que não eram muitos) no meu aniversário mesmo (uns dias antes) e tava resolvido o problema. Para muitos pode ser um horror, mas me ensinou a ter espírito prático. Não gosto do Natal por motivos muito particulares, mas admiro (de verdade) quem conserva alegria por essa data… eu preferiria dormir dia 23 e acordar dia 4 de janeiro.

  4. Confesso que o Natal me deixa um pouco jururu, razão porque torço pra que passe logo. Já o Ano Novo me levanta o astral, e dias antes, começo a fazer limpeza. Fico uns 3 dias no varre-lava-encera, tempo em que costumo refletir sobre o que passou e projeto o que virá 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s