Emma 2009

Mr Woodhouse (Michael Gambon), Emma (Romola Garai) and Knightley (Jonny Lee Miller). Photograph: David Venni/BBC

Mr Woodhouse (Michael Gambon), Emma (Romola Garai) e Knightley (Jonny Lee Miller)

‘Emma Woodhouse was born with the sun shining [delicate, crescendoing piano twinkling]. To a father who always expected the worst [strings join in]. And a carefree mother whose smile Emma was not to remember. [Music becomes more dramatic]. One day the worst did happen…” [Sam Wollaston, The Guardian, 05/10/09]

Emma Woodhouse nasceu em berço de ouro e, ao contrário de outras personagens de Jane Austen [as irmãs Bennet e Dashwood, por exemplo], ela não quer e nem precisa se casar. Emma não precisa caçar um marido rico que a mantenha no status social em que nasceu, nem para subir de posição na sociedade, e acredita que nenhum pretendente do vilarejo de Highbury está à sua altura. Aos vinte anos de idade, ela está satisfeita com a posição mais alta na escala social do vilarejo.

George Knightley é o melhor amigo de Emma, a quem conhece desde que ela nasceu, quando ele tinha 17 ou 18 anos. Apesar de gostar muito da amiga, ou talvez por isso mesmo, é o único que ousa criticá-la por seu esnobismo, sua frivolidade e tendência a interferir na vida das pessoas – principalmente na vida amorosa. É ele também quem tenta direcioná-la a atitudes mais cortezes e caridosas com os menos favorecidos.

Olhando assim, Emma parece uma garota antipática, mas ela tem uma natureza generosa e alegre. Suas falhas de caráter são fruto de uma criação restritiva: Emma nunca saiu do vilarejo, sempre viveu sob as asas do pai viúvo e hipocondríaco, paparicada e bajulada por todos à sua volta [exceto por Mr. Knightley]. Não é de se estranhar, então, que seja uma personagem difícil de acertar o ponto, para algumas atrizes. Pessoalmente, eu gostei do tom leve da Alicia Silverstone [1995] e não gostei do pedantismo da Gwyneth Paltrow [1996]; não vi a adaptação com a Kate Beckinsale para poder opinar.

“It was badly done, indeed! You, whom she had known from an infant, whom she had seen grow up from a period when her notice was an honour, to have you now, in thoughtless spirits, and the pride of the moment, laugh at her, humble her–and before her niece, too–and before others, many of whom (certainly some,) would be entirely guided by your treatment of her.–This is not pleasant to you, Emma–and it is very far from pleasant to me; but I must, I will,–I will tell you truths while I can.” [Jane Austen quote of the day]

Romola Garai [a Briony Tallis jovem de Desejo e Reparação] conseguiu dar um tom bem humano para a Emma 2009, adaptação da BBC exibida em outubro do ano passado. IMHO, gostaria que ela moderasse um pouco nas risadinhas mas, fora isso, ela me levou pelo amadurecimento da personagem. Mais importante ainda, ela conseguiu criar empatia entre espectadora e personagem, mesmo quando tudo o que eu mais queria era acertá-la com uma frigideira na cabeça!

Por sorte Jonny Lee Miller [Eli Stone] estava ai pra dar-lhe bronca no meu lugar. Quando li no blog Jane Austen em português [link no blogroll] que o ator tinha sido escalado para o papel que já foi de Paul Rudd e de Jeremy Northam eu fiquei meio em dúvida, caus que só me lembrava dele da série do George Michael e porque ele foi o primeiro marido da Angelina Jolie. Depois de assistir ao seu trabalho em Emma, só digo que Mr. Knightley subiu muito no meu conceito.

Enquanto assistia, matutava cos meus botões… Michael Gambon interpretou o pai cerceador de Emma. Tá, posso ter alguma simpatia pelo velho Mr. Woodhouse porque ele desenvolveu esse medo de doenças e tragédias depois que a esposa morreu de gripe, mas não muda o fato de que ele é um velhinho simpático manipulador e controlador. Não, não, minhas matutações iam mais pelo caminho do método de interpretação dele. Pensei “certo, ele não leu os livros do Harry Potter e por isso o Dumbledore dele não ficou legal, mas no caso de Jane Austen não deve ser tão ignorante assim – pelo menos deve ter assistido a alguma adaptação anterior!” porque, se depender do que ele lê…

Michael [Gambon] doesn’t claim to be well-read on all of the classics – in fact he admits to not knowing the original story of Emma or much about Jane Austen.
“I didn’t know Jane Austen nor had I read the books,” he says. [BBC, 21/09/09]

[Última nota sobre o elenco: se você também ficou a encarar Frank Churchill e pensando “eu te conheço de algum lugar”, provavelmente assistiu Hellboy. Rupert Evans fez o agente John Myers no filme do Guillermo Del Toro.]

Emma 2009 é uma minissérie bonitinha, bem-feitinha, que vale assistir. Desperta o desejo de ler o livro niqui se baseou, mas sem urgência. Eu imagino, sem ter lido o livro ainda, que Austen tenha adicionado uma boa dose de crítica social na obra original.

Presumo isso pelos que li [Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade]. Essa é uma questão que costuma ficar de fora das adaptações para cinema e TV e que faz com que as pessoas classifiquem Jane Austen na prateleira de romances água-com-açúcar, uma leitura inconsequente. Infelizmente, Emma 2009 não muda esse ponto de vista.

Ficha técnica
Título original: Emma
País: Grã-Bretanha
Ano: 2009
N. de episódios: 4
Gênero: Drama de época
Direção: Jim O’Hanlon
Adaptação: Sandy Welch
Produtor executivo: Phillippa Giles
Produtor: George Ormond
Compositor: Samuel Sim
Canal: BBC 1

Elenco
Robert Bathurst … Mr. Weston
Louise Dylan… Harriet Smith
Rupert Evans… Frank Churchill
Dan Fredenburgh… John Knightley
Michael Gambon… Mr. Woodhouse
Romola Garai… Emma
Tamsin Greig… Miss Bates
Jodhi May… Anne Taylor
Jonny Lee Miller… Mr. Knightley
Poppy Miller… Isabella Knightley
Laura Pyper… Jane Fairfax
Blake Ritson… Mr. Elton
Christina Cole… Mrs. Elton
Jamie Glover… Henry Knightley
Jefferson Hall… Robert Martin
Joshua Jones… James Knightley
Valerie Lilley… Mrs. Bates
Veronica Roberts… Mrs. Goddard
Pauline Stone… Mrs. Martin
Eileen O’Higgins… Miss Martin #1
Sarah Ovens… Miss Martin #2
Liza Sadovy… Mrs. Cole

Serviço
Ficha técnica no iMDB
Hotsite na BBC
Hotsite na PBS
Verbete no Wikipedia
Livro em inglês disponível no Project Gutenberg [HTML, txt, PDF]

Blog legal
Emma Adaptations Pages

Posts legais
Mr. Knightley, respeitável demais para ser um herói no blog Jane Austen em português
Emma 2009 Soundtrack Information no AustenBlog

Emma – Behind the scenes – BBC One

Link http://www.youtube.com/watch?v=80iDGskdQgU

Emma 2009 ep 1, parte 1/6 no Youtube em inglês sem legenda

Link http://www.youtube.com/watch?v=wIDDka3X-LI

As partes restantes estão napágina de cat4fab.

Posts relacionados
As patricinhas de Beverly Hills
[Filme] Orgulho e Preconceito – 1940
Razão e Sensibilidade / Sense and Sensibility
Orgulho e Preconceito – série

Anúncios

2 comentários sobre “Emma 2009

  1. Belezinha de post, Naomi!

    Ainda não li nem assisti a nenhuma versão de Emma, mas acho que vou começar por essa, assim que tiver um tempinho (ui!). Agora estou lendo o Sense and Sensibility, e me parece muito bom (adorei Orgulho e preconceito). Também acredito que a Jane Austen tenha colocado alguma crítica social em Emma, ainda que velada. É bem o estilo dela (adouro!)

    Beijocas!

  2. Que bonitinho, vc finalmente assistiu Emma ^_^ (curioso, no mesmo dia que peguei o livro emprestado da minha amiga…em português, pq estava empacada no inglês, aiai)
    Eu gostei muito da Romola Garai como Emma. Na verdade, boa parte de eu ter gostado da personagem em certo momento foi justamente o sorriso enorme da atriz (pq nos dois primeiros episódios eu estava jurando Emma de morte). O sorriso radiante dela (além do amadurecimento da personagem) acabaram me ganhando ^_^.
    Eu não dava nada pelo Mr. Knightley do Johnny Lee Miller, mas já me apaixonei no primeiro episódio.

    Baixei Emma da Kate, comecei a ver, mas não empolguei ainda e deixei para depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s