Mugicha

Mugi cha

Mugi cha

Eu lóvo chá, lóvo. Mas fazer chá gelado nesse calor duzinferno na proporção em que bebo é um pé: ferver a água, colocar o chá, esperar a infusão ficar pronta, esperar esfriar, pôr na geladeira, esperar gelar… Nhai.

Tem a opção do chá em pó, é verdade,  mas tem também o [tcharãm!] mugicha! É feito de cevada torrada, vendido em lojas de produtos japoneses em caixas com saquinhos contendo a quantidade certa de grãos torrados e triturados para um litro de chá. A gente coloca um saquinho na jarra de água fria, guarda na geladeira e no tempo que leva pra água gelar o chá tá pronto.

Se encontrar a cevada torrada em grãos, a medida é de 2~3 colheres se sopa para um litro de água, dependendo do seu paladar [se prefere mais suave ou mais forte]. Dá pra usar o mugicha pra fazer kanten [gelatina de alga marinha agar-agar]; nesse caso é melhor fazer o chá mais forte.

O sabor lembra um pouco de café achocolatado com um perfume meio defumado, não tem cafeína [embora contenha glúten] então dá pra beber à noite. Pode ser servido com ou sem açúcar/adoçante e pode prepará-lo por infusão também – nesse caso a cor e o sabor ficam mais  fortes. Além de hidratar, o mugicha [pronuncia-se múgui-tchá] é bom pra aliviar o stress e [dizem] para limpar as impurezas do sangue.

Eu bebo é pra combater o calor mesmo. 😉

Imagem: Just Hungry

Anúncios

10 comentários sobre “Mugicha

  1. Eu PRE-CI-SO disso. Sou absolutamente louco varrido por chá gelado. De fato, no calor é a melhor coisa que se pode beber. Aqui em casa, quando eu tenho paciência, faço de caldeirão. Dá em torno de 8 litros (é.. 4 garrafas PET!)… Dura o que? 2 dias? hahaha
    Mas bater com açúcar no liquidificador (pra oxigenar) e esperar gelar é a pior parte…

    Novamente: Eu PRE-CI-SO disso!!!!

  2. Ah, não conhecia esse chazinho divino… com gosto de café achocolatado e sem cafeína? tá pra mim!

    Adoro chá, café, chocolate e não posso tomar muita cafeína por conta de uma osteopenia, vou procurar esse chazinho, aqui em Mogi tem muitas lojas de produtos japoneses, deve ser fácil de achar.

    Brigadinha pela dica, e um beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s