Nametake

Com ovas de bacalhau e pimenta

Com ovas de bacalhau e pimenta

Uma ou duas vezes por ano, meu avô ganhava um vidro de conserva de cogumelo nametake. Ele abria o vidro, tirava uma colherada e dizia:

— Oishiku nai!

Longe dos ouvidos de quem deu, claro. Falta de educação dizer que não gostou. Mas era um ritual; logo depois eu ganhava um vidro quase cheio de nametake, o que era ótimo porque eu adoro nametake!

Daí meu avô faleceu e agora eu é que devo providenciar meu regalo anual. É regalo porque o trem é caro pra chuchu, um frasco de 120g [menos que uma xícara de chá] não sai por menos de dez reais, e se for a versão com ovas de bacalhau e pimenta acrescente aí mais 50% do preço ao total.

Precisa dizer que foi essa versão que comprei desta vez? Não é ardida, o picante é tão leve que mal se percebe – inda mais do jeito que eu como, um ochawan de shiro gohan bem quente com duas colheres de nametake.

O nametake e o enoki são a mesma coisa, só que o enoki é cultivado e branco e o nametake é selvagem e bronzeado. Essa outra conserva leva 60% de nametake e o resto de enoki, o que barateia um pouco. São minúsculos e levemente grudentos, mas é gostoso, muito gostoso.

Em japonês, cogumelo é kinoko ou “criança de árvore”.

* ochawan ou chawan = tigela, cumbuca
* shiro gohan = arroz cozido só com água, sem óleo ou temperos

4 comentários sobre “Nametake

  1. Alguém falou em cogumelo? De comida? Vim correndo (arf…arf…arf…)….!!!!

    Esses minicogumelinhos (com ou sem hífen?) com um pouquinho de baba, uiii, que delícia. Vc não vai acreditar, mas eu os como ao menos a cada 5 dias, pois aqui é baratinho. Te digo o preço exato de uma latinha do mesmo tamanho do nametake: 1,12 euro!!!

    Aqui é chamado de cogumelos “chiodini”, ou seja, cogumelos-preguinho, que graça, né? Seja a versao japonesa que italiana, com um arroz branquinho hummmmmm…

    Até vou abrir uma latinha, que tá na hora da janta…cof…cof…cof… Beijos!

  2. Menina, sou apaixonada por cogumelos… AMO!
    Quer me ver feliz num restaurante japonês? Me dá uma porção de Shiitake ou Shimeji no papelote com Shoyo. Pronto, mijogooo
    Esses ainda não provei, mas sempre vejo na lojinha de produtos orientais aqui pertinho… Vou provar, mas sem a versão com ovas, que, não rola. Não rola, não rola, não rola…

    Beijos

Deixe um comentário

