Natto

Natto

Natto

Este é um quitute controverso até na comunidade japa: na família só dona mãe e eu comemos natto, por exemplo. Minha avó fazia, só que, bão, cê sabe,  ela faleceu. Então agora só temos a opção do produto comercializado em copinhos. Não é a mesma coisa que o caseiro mas sabe como é: quem não tem cão…

Natto são grãos de soja fermentados. A soja é cozida e posta para fermentar com natto-kin [Bacillus subtilis natto] debaixo do futton [ou em ambiente quente e escuro, hehehe] até ficar igual a imagem: grudento, puxando fio e com odor marcante. A reação da maioria das pessoas quando se depara com isso pela primeira resume-se a uma palavra: “eeeca!”

Quem supera essa fase pode se aproveitar dos benefícios à saude: o natto [pronúncia: natô] tem poucas calorias [não engorda]; baixa o colesterol; é uma ótima fonte de proteínas; de fibras [bom para o intestino]; é rico em vitamina B2 [bom pra pele], vitamina K2 [bom pra combater osteoporose] e numa enzima que previne tromboses, ataques cardíacos e derrames por coágulos no sangue.

Atenção: essa enzina é fibrinolítica [senquis, CtrlC+CtrlV], isto é, dissolve a fibrina, então quem toma remédios para o coração à base de warfarina e anticoagulantes similares deve evitar comer natto com muita frequência.

Assim como a cerveja e o vinho, o natto é um gosto adquirido. Que o diga esse casal norte-americano que se aplicou num projeto de comer natto todos os dias, durante um ano, até adquirirem esse gosto: só precisaram de 28 dias.

Em casa a gente come com shiro gohan quente, mas dá pra acrescentar ao misso shiro, ao tempura, em cozidos, etc.

Natto basicão
Ingredientes:
1 copo de natto [100g]
1 ou 2 colher [sopa] de shoyu
1 ou 2 colher [sopa] de cebolinha em aneis fininhos

Modo de preparo:
Coloque o natto numa tigela e misture bem para descompactar e liberar a gosma. 😛 Junte os outros ingredientes e misture de novo. Se quiser [e tiver na geladeira] adicione um pouco de karashi, a mostarda japonesa. Sirva com arroz branco quente.

* shiro gohan = arroz cozido só com água, sem óleo ou temperos
* shoyu = molho de soja
* misso shiru = sopa feita com pasta de soja
* tempura = empanados de legume

10 comentários sobre “Natto

    • caramba, olha o que diz meu horóscop de hoje:

      “March 23
      It may not be easy for you to convince someone today. No matter how profound your idea or how convincing your explanations, the other person just isn’t ready to believe it yet. Don’t be pushy. Maybe this person needs to sleep on it for a couple of nights, or maybe they just need to do their own research. Be patient and focus on other things in the meantime! ”

      8)

  1. Yeeeebaaaaaaaaa! Vim correndo…arf….arf…arf… Que maldade a sua, Naomi, babei! Ah, se puser um pouco de mostarda japonesa – a karashi – fica ótimo!

    Só não como todos os dias porque nestas bandas, tenho que comprar os importados e me sai caro. Andei fuçando sites japoneses atrás de receitas de natô caseiro e achei um montão. O pobrema é encontrar soja ideal, vê se pode, e não encontro nem isso, caz..çarola! Beijos!

  2. Hummmmm….
    Me deu água na boca, adoro tudo que é de soja, e não é modismo não, meu pai é adepto da soja desde a década de 60, quando emagreceu 40 quilos com uma dieta a base de soja, força de vontade dele e criatividade da minha mãe, mas esse natô eu nunca vi, nem comi, vou procurar, pois afinal as vantagens são incontáveis!
    Luma!
    QUer dizer que tem soja ideal? Será que aqui na Liberdade a gente encontra dessas coisas? ( aqui , são uns quinze quilometros, ou seja vizinha!)

    Beijocas

    PAOla

  3. Fofura, saber eu não sabia, mas, algo me dizia que a vó já tava no céu…
    Mais uma estrela na constelação dos antepassados.
    E, o que deixou de legado?!
    E, de descendência?!
    Então…
    Além da receita, ainda temos o upgrade de informações nutricionais e – quem diria – os cuidados para os que podem ou não e como consumir.
    Pode fazer, embalar e colocar rótulo!
    Vai fazer um sucesso danado!

  4. Naomi, seu artigo é uma maravilha. Eu amo natto! E, por bizarro que possa parecer não sou descendente de japonês, minha família é de italianos. Mas, aquilo: ouvi falar (e ouvi falar MAL, uns caras dizendo que era um horror, etc.), aí comi. Na primeira vez comi só por curiosidade, achei o cheiro esquisito. Mas passei o resto da semana pensando em natto. Comprei mais pra tirar da cisma e apaixonei, hoje em dia é uma das minhas comidas favoritas. Não como sempre porque é difícil de achar (só na Liberdade, ou com uma senhora que faz pra vender pacote com 20 potinhos, muita coisa).

    E é legal saber que afina o sangue. Eu ficava um tiquinho bolada, pensando que talvez não fosse bom pra quem tem varizes–é um mal endêmico da minha família–por causa da vitamina K (natto tem bastante, e vitamina K é coagulante), mas pelo que eu vi é mais o contrário (tasnto que tem a restrição que você citou para quem toma Marevan, para o sangue não afinar demais e a pessoa ficar sangrando por qualquer coisinha). Assim, eu penso comer bastante natto auxilia na cura de quem tem problemas de coágulo nas veias.

    Vou conversar com o médico a respeito, mas fiquei animada e feliz com a informação! Natto é ótimo! Beijins!

  5. Ah! Natto é uma “diliça”!
    Dos meus quatro irmãos acho que eu sou a maior fã. Lembro que quando criança, era aquela alegria quando ganhávamos um potinho, o que sempre foi muito raro mesmo morando em São Paulo, talvez pelo preço. Agora imagina 1 potinho daqueles pra 6 pessoas: eu comia quase de grão em grão pra não acabar tão rápido!
    Nos tempos em que morei no Japão, natto todos os dias, um potinho por dia. Agora morando em Minas, só quando um tio de coração de ouro passa por Paraná e me presenteia!
    Adorei seu blog, já está nos meus favoritos!
    Beijo!

Deixe um comentário

