X-Men Fairy Tales | Contos de Fadas

Momotaro e O Pêssego Gigante

Momotaro e O Pêssego Gigante

Estes são os primeiros quadrinhos que leio depois de muito tempo. O que me atraiu aqui foi a ideia: o escritor e editor C. B. Cebulski, da Marvel, resolveu adaptar fábulas e mitologias para o universo dos heróis de quadrinhos, começando pelos X-Men. Na verdade ele fez um mashup, usando histórias que já existiam antes.

No volume 1 [arte de Sana Takeda], por exemplo, ele une a lenda japonesa Momotaro O Menino Pêssego com Os Filhos do Átomo do Joe Casey. Ciclope é Momotaro, o menino que nasceu de um pêssego [momo, em japonês] e foi encontrado por um casal de velhinhos.

V. a lenda de Momotaro no blog P-dacinho do Japão.

O volume 2 [arte de Kyle Baker] é o meu preferido. O cara recontou a amizade entre Charles Xavier e Erik Magnus Lehnsherr – Magneto, para os íntimos – usando a fábula africana A Amizade entre a Tartaruga e a Águia. O legal é que os desenhos são dos animais, mas mesmo assim dá pra reconhecer quem é quem ali.

O volume 3 [arte de Bill Sienkiewicz] usa alguns contos de fadas dos Irmãos Grimm – só reconheci A Bela Adormecida – para recontar A Saga da Fênix Negra [que também é a história de base do filme X3: O confronto final]. É o meu menos favorito, traz o triângulo amoroso entre Ciclope, Jean Grey e Wolverine.

O volume 4 [arte de Kei Kobayashi] é uma história de vudu do sul dos EUA, mais especificamente Nova Orleans. Falou em Nova Orleans, lenda cajun, é ca-la-ro que a estrela é Remy LeBeau “Gambit’, com a Vampira, a Mística, a Emma Frost e o Bishop de coadjuvantes. Eu misturei a Vampira ca Sookie Stackhouse na cabeça nessa historinha, é muito ponto em comum. 🙂

NRAMA: Clearly, this four-issue limited series was created in the tradition of “Kitty’s Fairy Tale” from Uncanny X-Men #153. And there was also a story of the X-Men set in a time of sword and sorcery told by Todd Dezago and Mike Wieringo in Wizard’s X-Men #1/2.

CBC: Don’t forget Uncanny X-Men Annual #8. [NewsARama, 26/04/06]

C. B. Cebulski trabalhou outras séries de contos de fadas depois dessa [Homem-Aranha e Vingadores] e parece que tem uma dos Quatro Fantásticos a caminho. Ainda não li, mas só de pensar na Mulher-Hulk como Dorothy do Mágico de Oz e o Peter Parker como Cinderela é engraçado.

Baú de Histórias – Momotaro Cia Ópera na Mala


Link http://www.youtube.com/watch?v=oNKWVF67Tek

Anúncios

7 comentários sobre “X-Men Fairy Tales | Contos de Fadas

  1. Pingback: Anna Paquin: Em paz com sua sexualidade « Cinema é Magia

  2. Pingback: Tv a Cabo » Blog Archive » Anna Paquin: Em paz com sua sexualidade

  3. Pingback: Blogagem Coletiva | Desafio Literário 2010 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s