Bolinhos de arroz

Não tou falando de mochi, que os jornalistas brasileiros adoram chamar de bolinho de arroz todo começo de ano. Tou falando do bolinho de arroz popular, feito com sobras mesmo. Muita gente diz que isso traz memórias da infância, mas dona mãe não gosta e nunca fez então pra mim isso é uma iguaria disputada a tapa quando vem na marmitex. 😆

Testei várias receitas; a que mais gostei é uma adaptação de uma do CyberCook – no link tem a original, abaixo a adaptada.

Bolinhos de arroz

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de salsinha
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de glutamato monossódico [também conhecido como aji-no-moto]

Modo de fazer:
Separe 1/2 xícara de arroz, a farinha e a maisena numa tigela. Bata o resto dos ingredientes no liquidificador e junte a massa à tigela. Misture bem e faça os bolinhos com a ajuda de duas colheres das de sopa. Frite em óleo quente e seque em papel toalha. Em casa não usamos pimenta-do-reino e deveríamos excluir o aji-no-moto também [hipertensos, ho!]. Rende uns 40 bolinhos, dependendo da colher.

O bom é que eles não ficam encharcados de óleo, graças à maisena, e a receita é bem flexível. Dá pra variar o queijo, dá pra substituir a salsinha por coentro ou outro tempero verde, dá até pra substituir o arroz por milho verde – mas é claro que daí deixa de ser bolinho de arroz e vira bolinho de milho. Dá pra acrescentar linguiça, azeitona, bacon, frango, cebola picadinha. Vai do que estiver sobrando na sua geladeira na hora.

Uma baciada disso e uma lata de cerveja… *Slurpt*

Anúncios

12 comentários sobre “Bolinhos de arroz

  1. Maizena! 🙂

    Você salvou meu dia, Naomi, tem um bocado de sobras de arroz na geladeira, e quando faço os bolinhos eles encharcam mais que carioca no dia de hoje…

    Vou experimentar a receita amanhã (que fritura na janta é maluquice demais, inda mais com a casa fechada por causa do friozinho), depois te conto…

    Beijos!

  2. Tia Batata, cria pr’eu uma sequência de blogs com receitas pra microondas. Mas coisas básicas para blogueiros solitários, tipo arroz no microondas, etc no microondas. Cria, vai !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s