Blogagem Coletiva | Desafio Literário 2010

No começo do ano vi uma postagem no blog Rato de Bblioteca sobre a blogagem coletiva Desafio Literário, promovida pela Vivi do Romance Gracinha. A proposta é ler e resenhar um livro por mês durante o ano de 2010, seguindo um tema mensal específico. Eu me interessei mas achei que as inscrições estavam encerradas. Bem, não estavam. A Vivi aceitou minha inscrição e começo a participar agora em abril, mas posso fazer a leitura e resenha dos temas anteriores conforme a disponibilidade de tempo.

Eis a minha agenda:

Janeiro – Romance de Banca
Lady Dorinda – Barbara Cartland [post]
[reserva] O Gato Por Dentro – William Burroughs

Do Burroughs é um pocket da L&PM, que também vale para o desafio.

Fevereiro – Um livro que nos remeta aos contos de fada
Bom, eu li X-Men: Contos de Fadas em março, será que vale?
[reserva] Hogfather – Terry Pratchett [post]

Março – Um clássico da Literatura universal
A Volta Ao Mundo em Oitenta Dias – Julio Verne [post]
[reserva] Moll Flanders – Daniel Defoe

Tá ao alcance da mão na estante.

Abril – Um livro de escritor(a) Latino-Americano
Filha da Fortuna – Isabel Allende [post]
[reserva] Zorro: Começa A Lenda – Isabel Allende

Tentei fugir dos óbvios [Gabriel Garcia Marquez, Jorge Luis Borges, Julio Cortazar...]. Pensei no Juan Rulfo mas seria releitura. Eu vou ler o uruguaio Horácio Quiroga pela coleção de clássicos da Abril, mas o livro só sai em setembro. Allende eu copiei da lista da Cristine Martin.

Maio – Chick-lit
Casório?! – Marian Keyes [post]
[reserva] Avalon High – Meg Cabot [post]

Eu queria mesmo If Andy Warhol Had A Girlfriend, da Alison Pace. Não encontrei em inglês nem em português [alô, editoras], apenas a resenha. Aqui eu tive de pedir socorro pra dicas de leitura, não é um gênero a que eu esteja acostumada [danke, Chris!].

Junho – Um livro de uma escritora brasileira
Memorial de Maria Moura – Rachel de Queiroz [post]
[reserva] Cittá di Roma – Zélia Gattai

Rachel de Queiroz é uma de minhas favoritas e MMM tá na pilha de espera faz um ano.

Julho – Um livro adaptado para o cinema
Auto da Compadecida – Ariano Suassuna [post]
[reserva] Vestido de Noiva – Nelson Gonçalves [??] Rodrigues

Ambos estão na mesma pilha da Rachel de Queiroz [essa coleção da Folha].

Agosto – Um romance policial
Cemitério de Indigentes – Patricia D. Cornwell
[reserva] Agosto – Rubem Fonseca [post]

Agatha Christie tá fora porque já li quase tudo [só falta Café Preto, que não é bem dela]. É uma oportunidade pra conhecer a Kay Scarpetta.

Setembro – Um romance histórico
Tai-Pan – James Clavell [post]
[reserva] O Mundo Mágico do Antigo Egito – Christian Jacq

Esperando a vez de sair da estante há décadas.

Outubro – Um livro que contenha uma lição de vida
Um Bom Tricô – Debbie Macomber [post]
[reserva] A Menina Que Roubava Livros – Marcus Zusak

Não é meu gênero preferido, mas pelo menos sei que tem em casa. :lol:

Novembro – Um livro de escritor(a) de Portugal
O Amor É Fodido – Miguel Esteves Cardoso [post]
[reserva] O Evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago

Ambos começados e abandonados. Deixo aqui uma sugestão: da próxima vez, ampliar para escritores lusófonos. Assim poderia incluir o moçambicano Mia Couto, por exemplo.

Dezembro – Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título
Coração das Trevas – Joseph Conrad [post]
[reserva] Coração de Tinta – Cornelia Funke

Do Conrad tá na minha lista de clássicos da Abril pra comprar e vai sair em agosto, então dá tempo de entrar na lista do Desafio.

Blog do Desafio Literário

Atualizarei este post com os links para as resenhas conforme elas forem saindo.