Interativa | Cuscuz

Na semana passada a @brunaguerrier comentou tuitada de @cardoso sobre cuscuz doce e me fez *plim*: oba, mais regionalismos.

Eu sou paulista, pra mim cuscuz leva sardinhas, tomates, azeitonas e ovo duro, mãããs em outros lugares cuscuz é doce e leva coco ralado, leite condensado e açúcar.

Então Titia Batata quer saber: de onde teclas e como é o seu cuscuz?

16 comentários sobre “Interativa | Cuscuz

  1. Naomi, sou carioca e aqui, cuzcuz é aquele tipo nordestino, feito com tapioca, leite de coco, coco ralado e leite condensado – dos Deuses e mega-fácil de fazer:

    500g de tapioca
    1 litro de leite + 2 garrafinhas de leite de coco
    2 xícaras de açúcar
    2 saquinhos de côco ralado ou em flocos
    1 lata de leite condensado

    Coloque a tapioca e metade do côco junto com o açúcar em uma travessa – de preferência na que você irá servir o doce. Ferva os leites e hidrate a tapioca. Quando começar a formar uma pasta coloque metade do coco ralado. Quando esfriar espalhe o restante do coco ralado por cima e sirva com leite condensado.

    Só isso.

    Em outras palavras, DI-VI-NO!

    Bjs

  2. Sou de Pernambuco.
    O cuscuz mais tradicional (e quase cotidiano pra mim) é feito com Fubá (ou fuba, como muita gente daqui fala), há uns 10 anos, no máximo apareceu umas chamadas “flocão”, que são ainda mais grossas do que as tradicionais “milharina”.
    A gente coloca a quantidade suficiente pra matar a fome, molha até ficar em ponto de liga e adiciona sal (quando não havia o tal flocão, ou quando não tem, aqui em Pernambuco usa-se adicionar uma colher de sobremesa de farinha de mandioca), depois coloca na cuscuzeira pra ser cozido no vapor.
    Acompanha o que quiser, pode ser manteiga, margarina, leite de vaca, leite de coco, charque, carne…
    O lindinho fica assim:
    http://www.receitastipicas.com/arquivos/receitas/35315ece9f222ce0a41a388e36d303a7.jpg
    A outra variação é feita de massa de mandioca, que eu só sei comer… Os melhores são vendidos na rua :D
    Mas a receita é essa aí:
    http://come-se.blogspot.com/2009/08/cuscuz-com-massa-de-mandioca-e-coco.html

  3. Nham nham, tá atiçando a Jurema daqui…

    Sou de Mogi das Cruzes – SP, e conheço dois tipos de cuzcuz: o primeiro é aquele que leva sardinhas, tomate, azeitonas, ervilha, molho de tomate e depois do refogadão pronto junta farinha de milho e um pouquinho de farinha de mandioca. Coloca na forma decorada com tomate, ervilhas, ovos cozidos, aperta e desenforma.

    O segundo tipo é o legítimo caipira, que minha avó fazia: também vai sardinha, os enfeites todos (menos o molho de tomate) e a farinha é de milho e de mandioca crua. A massa é colocada em pratos fundos e coberta com pano de prato úmido. Vira de cabeça para baixo, dá um nó no pano e cozinha no vapor, sobre panelonas cheias de água fervendo.

    Quando eu era pequena o almoço da Sexta-feira Santa era cuzcuz, montes deles pra família toda, dessa receita caipira. Delícia!

    Ainda bem que já almocei, mas já estou com ideias pra mais tarde…

    Beijos!

  4. Pingback: Tweets that mention Interativa | Cuscuz « Pensamentos de Uma Batata Transgênica -- Topsy.com

  5. Eu sou do Rio e amoooo cuzcuz de tapioca, docinho, com coco e muito leite condensado por cima! Esse seu post me lembrou as férias em que viajei para casa de uma amiga baiana e chegando lá, ela me ofereceu cuzcuz. Quando ela voltou da cozinha com uma espécie de bolo amarelo, enfeitado de ovos e pimentões, levei um mega susto! kkkkkkkkkkk

  6. Como é q vc não me perguntou desse assunto regionalismo, minha especialidade, hehehehhe?

    Cuscuz aqui come-se doce e salgado. Marido prefere salgado, msm q bote leite. Eu, se boto leite, adoço, mto bom.

    O must são uns cuscuzinhos pirrototinhos q se faz com coco ralado e leite de coco, dilicia.

    Esse cuscuz temperado, tb adoro, mas só em ocasiões especiais. Aqui em casa costumo por queijo de coalho, fatias, no cuscuz, derrete, dilica. Eu tb adoro com sardinha. Cuscuz com td é bom.

  7. Sou de Minas, e aqui a gente não tem um cuscuz próprio. Quando criança conheci no Rio de Janeiro o cuscuz de tapioca, aquele branco, doce, com coco e leite condensado por cima e em família conheci o cuscuz paulista, aquele com ovos, sardinha, tomate… Já adolescente fui conhecer o cuscuz amarelo no nordeste, que, pelo amor de Deus!! Virou paixão, e eu amei encontrar uma receita aqui nos comentários!! É bom com mel, é bom com carne, é bom com manteiga, é bom com queijo… hummm… que vontade!!!

  8. Aqui na Bahia existem vários tipos de cuscuz, só que todos doces. O de tapioca é acompanhado por leite condensado. Mas temos também o de milho, de inhame, de puba, todos com coco e com uma caldinha de coco, leite e açúcar pra jogar por cima depois da manteiguinha! hehehe Manteiga, nada de margarina! E o de milho a gente também come com ovo frito ou coloca banana da terra frita e queijo no meio! Mas também adoro o cuscuz paulista. Acabei vindo parar aqui por causa dele, que vou fazer amanhã pra família.

Deixe uma resposta

