A Língua Nossa de Cada Dia

Algumas dicas do professor Ivo [só linkar não resolve caus que o site original não mantém as colunas anteriores]:

1. Ninguém repercute nada. O que repercute é a notícia, o fato, o acontecimento; [tem um radialista pedralascadense que a-do-ra repercutir]
2. Nunca entre em negociações junto a fulano ou a sicrano, mas negocie com fulano ou com sicrano;
3. Não diga obrigado você, mas, sim, obrigado a você, eu é que lhe agradeço, de nada; [eu que agradeço, costumo usar]
4. Seja celular ou fone fixo, diga: Estou ao telefone. E não “Estou no telefone” (vai ser difícil alguém entrar dentro do bichinho; da mesma forma, não entre no computador); [culpada! costumo usar ‘estou no telefone’]
5. Tenha sempre um dó de alguém, e não uma dó; diga a cal, o guaraná, o champanha, trezentos gramas, etc. [essa eu até sei, mas não consigo evitar ‘uma dó’]
6. Preste sempre atenção ao estudar um processo: cuidado com as agravantes e com as atenuantes;
7. Não diga: Vamos estar atendendo; Vamos estar conversando; Vamos estar oferecendo; Mas: Vamos atender; Vamos conversar; Vamos oferecer. E muito obrigado. Em tempo: Mulher só agradecce dizendo: Obrigada, muito obrigada. Mas pode dizer “o meu muito obrigado”. E tenho dito. [gerundismo, pfuá. e gênero, né? acho engraçado quando alguém diz ‘concordo em gênero, número e grau’ e quem falou primeiro é de gênero diferente]
8. E mais: Alguém vive à custa dos pais, alguém está em via de se aposentar; não use às custas de, nem em vias de. [ops. culpada]

Coluna do Ivo, 23/05/10.

5 comentários sobre “A Língua Nossa de Cada Dia

  1. Pingback: Tweets that mention A Língua Nossa de Cada Dia « Pensamentos de Uma Batata Transgênica -- Topsy.com

  2. Cara batata, fiquei realmente emocionado com suas instruções. A nível de escolaridade, tomei um chow da hor, mas espero aprender a nossa língua portuguesa. Falando sério, essa coisa toda acaba inforporada ao coloquial, penso. Tenho uma cultura rzoável e lido todosos dias com gente que fala tudo isso que você mencionou. A questão é que nã posso corrigir o cara. A mídia ajuda, difundindo todo tipo de porcaria . Até as placas de trânsito, bem cmo as comeriais são incorretas. É muito difícil a gente se manter firme na linguagem. A mesma coisa é o modismo da turma que faltou nas aulas de português, que agora fala, tipo, ” eu nã vou não “. Isso não existe. E é inexplicável como todo mundo fala. Ou seja, a língua portuguesa está uma zona e vai piorar com o novo código. A maioria das pessoas ainda nem aprendeu a lei ortográfica anterior…! Assim, nois vai ficando legal, e, claro, estaremos proferindo vários errors de portugueis.

Deixe um comentário

