Okoshi

Okoshi

Okoshi

Okoshi é um doce feito com “pipoca” de arroz, açúcar e xarope de glucose [Karo ©] que lembra o nosso pé-de-moleque: o arroz é caramelado, enformado e cortado em barras ou quadrados.

Eu nunca comi okoshi caseiro, mas vi receitas em que misturam um pouco de amendoim ou grãos de gergelim ao arroz [adoro gergelim, adoro amendoim!]. Das marcas comerciais que conheço só tem de arroz, branco ou integral, ou aromatizado com gengibre, frutas ou amendoim [sem amendoim, só o aroma].

O bom do okoshi é que ele não é doce de doer os dentes [embora o brasileiro seja bem mas doce do que o okoshi japonês legítimiu, ainda assim o açúcar não esconde o sabor do arroz]. Com chá quente ou pra matar a fominha do frio entre as refeições é bão toda vida. Preciso mencionar que é crocante? 😉

O okoshi entra na categoria wagashi, que são os doces japoneses magros, feitos sem manteiga nem leite e à base de arroz e/ou feijão azuki. Geralmente acompanham o chá verde.

V. vídeo em espanhol ensinando a fazer a versão Kaminari Okoshi [biscoito trovão, em tradução beeem livre].


Link http://vimeo.com/9443275

* Tem gente que fala “okashi”, mas okashi quer dizer “esquisito” [e okashii significa engraçado, divertido].

5 comentários sobre “Okoshi

  1. Adoro esse doce, mas não sabia o nome. Os industrializados são bem doces mesmo, e o arroz fica parecendo um isoporzinho, o caseiro é diferente?

    Ainda bem que já almocei, se não a Jurema daqui não ia dar folga… ah, acho que vou fazer cuzcuz hoje, aquele seu post me deixou com vontade…

    Beijocas!

  2. Ô, que maldade mostrar isso, tia.
    Eu adoro Okoshi. Quando morava em BH, toda vez que a minha mãe ia a Curitiba, pedia pra trazer Okoski pra mim. Então eu levava de lanche pra escola e os meus colegas achavam muito estranho. Eu achava ótimo, né? Menos pra dividir 😉

  3. vai estudar mais japones,

    okashii eh esquisito e, sim infelizmente okashi eh uma denominação generica p qualquer tipo de doce simples.

    nao se de ao trabalho de responder, nunca mais vou voltar a este blog horrivel.

Deixe um comentário

