10 livros em 10 dias | Livro que mais recomendo

Capa do livro

Capa do livro

Dia 7

Outro tópico em que tive dificuldade imensa para escolher apenas um. Me apeguei à tag Top Favoritos de novo mas não adiantou. Acho difícil recomendar um livro assim, às escuras – geralmente levo em consideração a outra pessoa, seus interesses, seu grau de envolvimento com a leitura, etc.

Apelei então para um método científico: uni-duni-tê, o escolhido foi O Menino no Espelho, do escritor brasileiro Fernando Sabino. Primeiro porque acho Sabino um escritor subestimado, devia ser mais lido e recomendado e comentado [eu me incluo entre os culpados]. Segundo porque este livro é um dos meus Top Favoritos Foréva, resistiu a várias releituras ao longo dos anos [ao contrário do livro de ontem, por exemplo].

A história gira sobre as memórias de infância do autor na Bela Horizonte dos anos 20 como se fosse narrada pela criança que ele foi, então a linguagem é simples e tem até mesmo um ligeiro sotaque mineirês. E, como boa história de criança, tem lá seus momentos de fantasia também… Mas este não é um livro infantil, e sim um livro universal que pode e deve ser lido a qualquer tempo em qualquer lugar, em qualquer idade, sem restrições religiosas, políticas, sequissuais, por gente que gosta de ler e por quem não curte tanto assim.

Sabino trata o leitor com respeito e oferece um livro cheio de camadas [eu sei, tou me repetindo, mas é a verdade!] que pode ser lido desde como uma fábula infanto-juvenil até como uma alegoria política [foi publicado na última fase da ditadura militar brasileira, em 1982]. Em todo caso, é uma ótima porta de entrada para os livros do autor – e dele há muitos, ainda bem.

Leia aqui o prólogo e parte do capítulo II.

Posts relacionados
10 livros em 10 dias

6 comentários sobre “10 livros em 10 dias | Livro que mais recomendo

  1. Creio que O Menino no Espelho foi o único livro que eu li do Sabino, quando ainda era adolescente. Sempre pensei em reler, mas nunca deu tempo no meio de tantos outros livros (e o fato de estar lá longe na casa dos meus pais também atrapalha um pouquinho). Mas agora a vontade ficou ainda maior.

  2. Ótima escolha, Naomi!

    Li toda a obra do Sabino (naquela coleção da Aguilar, também emprestada do querido irmão – fiel frequentador de sebos), e lembro que esse foi um dos que mais gostei (outro que gostei muito foi o Encontro marcado). Mesmo assim já li faz um tempo, e não lembro de muitos detalhes. Humm, acho que vou fazer uma visita ao maninho… 😉

    Beijocas!

  3. Pingback: 10 livros em 10 dias | Livro que gostei mais « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: Leitura nas férias « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

