Desafio #7links: o que seu blog tem de melhor

Vi desafio no A Vida Sem Manual da Patrícia Daltro, depois no Rato de Biblioteca da Cristine Martin, no IdeiaFix do Frank Toogood e no Depokafé do Henderson Bariani.

O autor da ideia é o Darren Rowse do ProBlogger e foi trazida para os blogueiros brasileiros pelo Marcos Lemos do Ferramentas Blog.

O desafio consiste em criar um post que cite sete links do seu blog (ou de outros), conforme as categorias abaixo. Além de ser divertido e uma boa auto-análise no seu blog, é uma boa maneira de divulgar posts legais e mais antigos. Ou seja: é bom para todo mundo.

Demorei um pouco porque são 9 anos e mais de 1500 posts pra escolher apenas seis.

1) O primeiro post do meu blog
Criei o blog por sugestão e incentivo do Alexandre Inagaki; ambos éramos colunistas do e-zine 700km e antigos frequentadores da sala de bate-papo PC1 no UOL. O PdUBT está em sua terceira casa: publiquei meu primeiro post no Blogger.com, lar do Blogspot. Era um spam que havia recebido no dia 3 de setembro de 2001: Das coisas que pipocam na minha inbox. Depois o blog ganhou domínio próprio mas continuei usando a ferramenta de publicação do Blogger [e não me lembro quando foi isso…]. No dia 30 de janeiro de 2008 larguei mão do Blogger e do domínio, caus que o host não dava suporte a PHP, e vim de mala e cuia pro WordPress. O primeiro post desta fase é Opa, cadê? sobre um salgadinho Ebicen.

2) O post que mais gostei de escrever
Foi um desafio do Henderson, do Depokafé: escrever a minha biografia no estilo enciclopédico. E se eu estivesse na Wikipedia gerou muitas participações de blogueiros e foi bem divertido.

3) Um artigo que gerou um bom debate
Sem dúvida é o post sobre o ator de fotonovela Franco Gasparri. É o post campeão de acessos e de comentários, e que mantém uma boa média de visitas até hoje, ao contrário de posts que só têm um pico na publicação ou quando o filme é exibido [caso de Dirty Dancing – Ritmo Quente].

4) Um artigo de outro blog que eu gostaria de ter escrito, e do qual gostei muito
Alguns podem pensar que é troca de gentileza, mas não é [é inveja mesmo :P]: Gattaca da Cristine Martin. Eu tenho dois rascunhos esperando há anos que os finalize, um sobre o filme O Quinto Elemento e outro sobre Gattaca. Quero dizer, agora tenho só um.

5) O meu artigo mais útil
Eu costumava postar dicas informáticas e internáuticas, mas não citarei estes posts. Um dia um cara que conheço na Vida Real me chamou de lado para dizer que recusou um cliente depois de googlar o nome do sujeito e encontrar referências ruins sobre ele no PdUBT. Algum tempo mais tarde acabei por excluir o tal post [responsabilidade jurídica premia os bad guys], mas considero que foi de uma baita utilidade para miguxo.

6) O post com o melhor título que já escrevi
Gosto de “O Assassinato Retrospectivo“, título da minha tentativa de escrever um conto policial [dividido em cinco posts]. A execução carece de drama, suspense e mistério, mas o título ficou legal.

7) Qual o post que eu gostaria que as pessoas tivessem lido mais (tivessem dado maior importância)
Da fase WordPress é um bem recente: Doc | Murderball – Paixão e glória, sobre para-atletas [tem hífen?] que praticam rugby em cadeira de rodas. O documentário estreou ou vai estrear no Telecine, mas nem assim cai gugonauta no post. A sorte é que não escrevo pra paraquedista, e sim pra você e pra mim. Neste caso de Murderball mais para mim, ao que parece. 😉

8 comentários sobre “Desafio #7links: o que seu blog tem de melhor

  1. Minha flor! Que post genial!
    E, eu, comecei a blogar por estímulo dos queridos leitores. E incentivo da Rosana Hermann.
    Massss só mantive arquivos do meu outro blog no msn…
    Recomecei umas 3 vezes no zipnet.
    Coisas do nosso amado uóóóóó.
    😉

  2. Lu: já que falou de utilidade, por acaso te alembras de algum site bom de fanfiction do HP? Encomenda da Dona Clara (filhota), q tá lendo umas do Crepúsculo e cai na besteira de dizer q lia de HP. Só q isso faz uns anos aê, e agora não sei mais nenhum q preste. Será q inda tem? Help se puderes!

    Ah, esse post, deu vontade de fazer um igual, mas vamos ver se me livro da preguiça. Mto legal.

  3. Oi Flor!

    Invejinha boa assim deixa a gente até contente… brigadim!

    Fui ver os outros links e sabe que nunca havia ouvido falar do Franco Gasparri? Se bem que a cara dele não me é estranha, devo ter visto em alguma fotonovela antiga. O rapaz tinha um monte de fãs, não?

    O artigo do Murderball eu havia lido, mas não comentei. Deve ser um documentário bem interessante, pena que foi no mesmo ano dos pinguins, cujo oscar foi merecido. Vou ficar de olho quando passar na TV.

    Beijocas!

  4. Post legal!
    U-hu, descobri que li três dos sete (será conta ponto extra adorar Gattaca??)! Nada mal pra quem descobriu seu blog há pouco tempo. Vou dar uma olhada nos outros que perdi.

  5. O que mais gostei desse desafio é essa chance de repensar o histórico do blog e compartilhar nossas lembranças e histórias. Ao longo dos anos, muitos leitores vem e vão, e nem sempre aquele texto que escrevemos e que gostamos tanto, são lidos pelos novos leitores.

Deixe um comentário

