30 livros para ler antes dos 30

Essa lista eu vi lá no blog da Cristine Martin: trinta livros para ler antes dos 30 anos, indicados por sua “prosa inigualável e sabedoria que provoca um novo entendimento do mundo”. Eu passei dos 30, mas meu lema é “devagar se vai ao longe”. Não… é “água mole em pedra…” Não, não, qual é o meu lema mesmo?? Ah!

Sempre é tempo.

Isso.

Digo isso porque só li oito dos trinta [e tenho uns três ou quatro na estante que não li ainda], mas é uma condição remediável mesmo passada da data de vaidade. 😛 A lista com os comentários do autor encontra-se nesse site; eu trouxe para cá os títulos em português brasileiro [todos foram lançados no Brasil, uia] e o respectivo título original se for obra de língua inglesa [tem também russo, francês, chinês e espanhol, desses não procurei o original], além de corrigir a grafia incorreta do nome de dois ou três autores.

Mas xeu te dizer uma coisa… Nestes tais de “livros obrigatórios” tem um esotérico, pelo menos dois de autoajuda e um de gestão. Tou só dizendo.

1. Siddharta, Herman Hesse
2. 1984, George Orwell [li]
3. O Sol É Para Todos [To kill a mockingbird], Harper Lee
4. Laranja Mecânica [A clockwork orange], Anthony Burgess
5. Por Quem Os Sinos Dobram [For whom the bell tolls], Ernest Hemingway
6. Guerra e Paz, Leon Tolstoy
7. Direitos do Homem [The rights of men], Thomas Paine
8. O Contrato Social, Jean-Jacques Rosseau
9. Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marques [li]
10. A Origem das Espécies [The origin of species], Charles Darwin
11. A Sabedoria do Deserto [The wisdom of the desert], Thomas Merton
12. O Ponto da Virada [The tipping point], Malcolm Gladwell
13. O Vento nos Salgueiros [The wind in the willows], Kenneth Grahame
14. A Arte da Guerra, Sun Tzu [li]
15. O Senhor dos Aneis [The lord of the rings], J. R. R. Tolkien [li]
16. David Cooperfield, Charles Dickens [li]
17. Quatro Quartetos [Four Quartets], T. S. Eliot
18. Ardil-22 [Catch-22], Joseph Heller
19. O Grande Gatsby [The great Gatsby], F. Scott Fitzgerald
20. O Apanhador no Campo de Centeio [The catcher in the rye], J. D. Salinger
21. Crime e Castigo, Fyodor Dostoievski
22. O Príncipe, Nicollo Machiavelli
23. Walden ou A Vida nos Bosques, Henry David Thoreau
24. A Repúbica, Platão
25. Lolita, Vladimir Nabokov [li]
26. A Arte da Fazer Acontecer [Getting things done], David Allen
27. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas [How to win friends and influence people], Dale Carnegie
28. O Senhor das Moscas [Lord of the flies], William Golding [li]
29. As Vinhas da Ira [The grapes of wrath], John Steinbeck [li]
30. O Mestre e Margarida, Mikhail Bulgakov

12 comentários sobre “30 livros para ler antes dos 30

  1. O “Como fazer amigos…” eu li faz tempo! Na época eu o apelidei de “Manual do puxa-saco”, rsrs. Mas o livro tem boas idéias, como nunca esquecer o nome de uma pessoa. Tem vários aí na lista que não li ainda.

  2. bão, eu ainda não cheguei nos 30 mas já li 6 da lista: 1984, Senhor dos Anéis, O apanhador no campo de centeio, Cem anos de solidão, Crime e Castigo e Lolita. tenho sete anos para ler o resto. e vamos que vamos. =)

  3. Olá Naomi,

    Como eu havia dito lá no rato, li só 4 dessa lista ( e já passei dos 40, então estou com um belo atraso nas ‘leituras obrigatórias’). Muitos aí estão na minha lista dos que quero ler (como as vinhas da ira, 1984, crime e castigo e ardil 22), mas eu trocaria a auto-ajuda por mais alguns clássicos…

    Beijocas!

  4. Uai, menina, até que eu não estou mal não, foram 14… mas eu já passei dos 30! Bom, vários desses são de literatura inglesa/americana, então eram leituras quase obrigatórias pros meus alunos (tipo Apanhador… O Grande Gatsby, To Kill a Mockingbird, O Senhor das Moscas, e outros). Mas eu colocaria pelo menos um Mark Twainzinho, pode ser Huckleberry ou Tom Sawyer. 🙂

  5. Pingback: 30 antes dos 30. | Epôcadedesôva

Deixe um comentário

