Desafio Literário | Um Bom Tricô

Sinopse

Um Bom Tricô é uma lojinha em Seattle onde quatro mulheres bem diferentes se reúnem todas as semanas para aprenderem a fazer uma mantinha de bebê. Lydia Hoffman, a dona da loja, sobreviveu duas vezes ao câncer, Jacqueline Donovan é uma socialite em crise no casamento, Carol Girard vive a esperança de engravidar por meio da fertilização in-vitro e Alix Townsend nada mais quer do que cumprir uma sentença da justiça prestando um serviço comunitário. Com um enredo emocionante e envolvente sobre o amor e a amizade.

Capa do livro

Capa do livro

Quando se fala em tricô + literatura, na minha cabeça logo vem Agatha Christie e Ruth Rendell: crimes e assassinatos, portanto. Mas dona mãe fazia aniversário e o presente era dela – e ela não gosta de romances policiais e eu não queria dar outro romance espirita. Li a sinopse de Um Bom Tricô e me pareceu o tipo de leitura que ela gosta. Foi um salto no escuro, já que nunca vi ninguém que eu conheça comentar sobre esse livro, nunca vi na lista de mais vendidos. Nem em lista alguma, na verdade.

Aí um dia comecei a ler, antes de dormir. E lia mais um capítulo, só mais um, pra ver o que acontecia com as personagens, e quando vi tinha varado a noite e terminado o livro numa sentada.

A autora norte-americana Debbie Macomber inicia a trama com uma receita de tricô para manta de bebê. Esta receita, da artesã Ann Norling, será usada na primeira turma de alunas de Lydia, a dona da loja de armarinho Um Bom Tricô na rua Blossom, em Seattle.

As aulas acontecem nas tardes de sexta. Lydia tem três alunas: Jacqueline, esposa do empreiteiro responsável pela revitalização do bairro; Carol, uma corretora de sucesso que abandonou a vida profissional para tentar engravidar; e Alix, jovem rebelde que precisa cumprir horas de serviço comunitário e controlar sua raiva.

Jacqueline vive um casamento de aparências, pois as aparências frente às amigas do Country Club são o que norteiam a sua vida. Ela resolveu aprender a tricotar e fazer a manta de bebê para provar que seria uma boa avó para a sua primeira neta, filha de Paul, seu filho único, e Tammie Lee, a nora sulista que Jacquie desaprova.

A mantinha com o livro

A mantinha com o livro

Carol está no intervalo antes da terceira e última tentativa de inseminação artificial por fertilização in vitro. Ela foi a primeira cliente da loja e considerou um sinal divino que o projeto fosse justamente uma manta de bebê.

Alix, a mais jovem do grupo, tenta sobreviver à família desestruturada e trabalha na videolocadora em frente à loja de Lydia. A assistente social que cuida do caso dela confirma que as horas gastas no curso podem ser abatidas do trabalho comunitário que Alix deve prestar, já que a manta de bebê será doada ao Projeto Linus, um projeto social que existe na vida real: voluntários confeccionam mantas e colchas para bebês doentes, traumatizados ou em necessidade. O projeto leva o nome do personagem dos Peanuts que carrega sua mantinha para todo lado.

Mesmo Lydia tem a sua cota de desventuras: ela abriu a loja como uma afirmação de vida após sobreviver a dois tumores cerebrais e perder o pai no natal anterior. Ela ainda tem de poupar a mãe da disputa por atenção exercida pela irmã, Margaret.

Cada capítulo do livro concentra-se em uma das quatro mulheres [embora apenas os capítulos dedicados a Lydia sejam narrados em primeira pessoa] e – perdoe-me a imagem clichezenta – a autora desenvolve a história exatamente como uma peça de tricô, entretecendo a vida de cada mulher à vida das outras, gradativamente, até obter um grupo sólido de amigas improváveis.

Um Bom Tricô é o primeiro volume de uma série de oito livros e até onde eu saiba é o único traduzido no Brasil.

Série Blossom Street [v. resumos em inglês]

The Shop On Blossom Street [2004]
A Good Yarn [2005]
Susannah’s Garden [2006]
Christmas Letters [2006]
Back On Blossom Street [2007]
Twenty Wishes [2008]
Summer On Blossom Street [2009]
Hannah’s List [2010]

Título: Um Bom Tricô
Título original: The Shop On Blossom Street [EUA/2004]
Editora: Harlequin Books
Autor: Debbie Macomber [www.debbiemacomber.com]
Trad.: Deborah Mesquita
ISBN: 9788576873525
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 413

Nota: 3,5
(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Este post faz parte da blogagem coletiva Desafio Literário 2010 [v. lista de livros agendados], tema Lição de Vida.

Blog do Desafio Literário

Se você curtiu a ideia do “clube de tricô” ou do Projeto Linus e mora em SP/Capital, tem um grupo dedicado a tricotar mantas, gorros, cachecois e sapatilhas para doar a entidades beneficentes chamado Tricoteiras Solidárias. Se não mora em SP mas gostaria de doar, elas aceitam “novelos ou sobras de lã, quadradinhos em tricô, crochê ou tear na medida de 15X15cm ou mantas prontas nas medidas 0,90cmX 1,20m (essa é a manta de colo para idosos) ou 1,20mX1,50m (essa é a manta para crianças).”

Você pode entregar o material nos encontros mensais ou através da nossa caixa postal que o endereço segue abaixo. Outras informações do projeto escreva para o e-mail tricosolidario@gmail.com

NÁDIA AGOSTINI (TRICOTEIRAS SOLIDÁRIAS)

CAIXA POSTAL 74918

CEP 04309-011

SÃO PAULO- SÃO PAULO

[blog]

Desafio Literário 2011

As regras e a lista de temas para o Desafio Literário 2011 já estão disponíveis e as inscrições acontecem de 15/10 a 15/12. Se você curtiu a ideia mas não conseguiu participar em 2010, dê uma espiadinha lá.

Apresentação e regulamento

Temas e agenda

Siga @DL_2011 no Twitter.

No próximo domingo [10] as meninas publicarão a lista de sugestões de livros para quem não tem familiaridade com algum dos temas. O meu plano de leitura está pronto, postarei na semana que vem.

Anúncios

13 comentários sobre “Desafio Literário | Um Bom Tricô

  1. Pingback: Blogagem Coletiva | Desafio Literário 2010 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Gostei da resenha, o livro parece bem interessante. Não entendi por que deram o título do segundo (ou algo bem parecido) para o primeiro volume da série; editoras…

    Ainda não pensei na lista do ano que vem, preciso tirar o atraso deste ano primeiro… 😉

    Gostei também do projeto de tricô solidário; é uma boa maneira de aproveitar nossos talentos e ajudar outras pessoas.

    Beijos!

    • cris, na hora de pesquisar os títulos da série blossom street perdi horas procurando uma tradução do primeiro título, até me dar conta que o que eu li era o primeiro título. 😆

      como vc disse: editoras…

      lista 2011: ainda bem que tem tempo, né?

      o projeto tricoteiras solidárias é muito joiado!

      • Minha amiga Suely fez questão de aprender a tricotar para fazer de um tudo para bebês, e doa para uma entidade que cuida de mamães carentes.
        O máximo que aprendi a fazer foi biquinho de crochê, em panos de prato.
        Já esqueci! E meu ponto fica muito apertado, nem sei porque…

  3. Olá amigos, envio essa mensagem com o coração muito triste e aflito. Vou ter meu bebe em abril de 2011. Engravidei na experiencia de trabalho, e logo fui despedida. Eu peço por favor a voces, eu aceito roupinhas usadas. Aceito com muito carinho e de coração, meu bebe não tem nada. É com muitas lágrimas, que termino essa mensagem, e com o coração cheio de esperanças, de que voces vai me ajudar. Eu moro na Estrada da Riviera N.540 Jardim Figueira Grande cep 04916-000 São Paulo SP tel 11 58915821/61080919

  4. Li este livro recentemente. Adorei o livro e daria para ele a mesma nota que você deu. Porém, com 28 anos de idade, me cresceu uma vontade de aprender tricô. Já ando pesquisando o assunto..rss. Sua resenha sobre o livro ficou ótima!

  5. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Boa tarde;ganhei o livro de natal de minha filha,o qual me emocionei muito.Comecei a ler hoje,como eu tive um cancer e dou aula de trabalhos manuais sei o quanto é bom fazer um bom trico.Beijos para todas as tricoteiras.Ana Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s