Desafio Literário 2011 | Plano de leitura

Prévia da minha lista de leitura para o Desafio Literário 2011 sujeita a alteração no decorrer do período – por isso só vou adicionar no formulário quando estiver perto do fim do prazo [15/12] – mas que resolvi postar hoje pra comemorar o Dia Nacional da Leitura.

Dois coelhos, manja? 😉

Desafio Literário 2011

Apresentação e regulamento
Temas e agenda
Dicas de leitura

Janeiro – Literatura Infanto-Juvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.

Titular: The unadulterated cat, Terry Pratchett & Gray Jolliffe
Reserva 1: The wee free men, Terry Pratchett
Reserva 2: A chinela turca, Machado de Assis

Fevereiro – Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

Titular: Renato Russo – O trovador solitário, Arthur Dapieve
Reserva 1: Senhora dona do baile, Zélia Gattai
Reserva 2: As vidas de Chico Xavier, Marcel Souto Maior

Março – Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

Titular: Um conto de duas cidades, Charles Dickens
Reserva 1: Eneida, Virgílio
Reserva 2: Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, Ariano Suassuna

Abril – Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

Titular: O vingador do futuro, Philip K. Dick
Reserva 1: A laranja mecânica, Anthony Burgess
Reserva 2: A revolução dos bichos, George Orwell

Maio – Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

Titular: A sangue frio, Truman Capote
Reserva 1: Shindo Renmei – Terrorismo e repressão, Rogério Dezem
Reserva 2: À margem da história, Euclides da Cunha

Junho – Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

Titular: Muito barulho por nada, William Shakespeare
Reserva 1: Seis personagens à procura de um autor, Luigi Pirandello
Reserva 2: Peer Gynt, Henrik Ibsen

Julho – Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

Titular: Dez quase amores, Cláudia Tajes
Reserva 1: Sétimo, André Vianco
Reserva 2: A batalha do Apocalipse, Eduardo Spohr

Agosto – Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

Titular: Infância, Graciliano Ramos
Reserva 1: Reflexos do baile, Antônio Callado
Reserva 2: Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

Setembro – Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

Titular: Um traço, um ponto, um poema, um conto, Sandra Schamas
Reserva 1: Os 13 do Orkut, Henderson Bariani
Reserva 2: [reservado para o livro da Bruna Guerreiro Martins]

Outubro – Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

Titular: Nuvem de pássaros brancos [Mil Tsurus], Yasunari Kawabata
Reserva 1: O velho e o mar, Ernest Hemingway
Reserva 2: O lobo da estepe, Herman Hesse

Novembro – Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

Titular: Os contos da Cantuária, Geoffrey Chaucer
Reserva 1: Contos de amor, de loucura e de morte, Horácio Quiroga
Reserva 2: A bruxa de abril e outros contos, Ray Bradbury

Dezembro – Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer?

Serão escolhidos no decorrer do ano.

Titular:
Reserva 1:
Reserva 2:

Post relacionado
Desafio Literário 2010

Anúncios

13 comentários sobre “Desafio Literário 2011 | Plano de leitura

  1. Eta listinha boa! Desses eu já li A Sangue Frio (há muito tempo) e lembro que gostei, prende bem a atenção. A revolução dos bichos também é ótimo.

    Acho que a batalha do apocalipse vai entrar na minha lista, mas é um catatau! 🙂

    Beijos, e bom feriado!

  2. Será que 2011 será tão disciplinado para mim assim ? Talvez o segundo semestre, mas o primeiro… sei não. Mas vou tentar cumprir esta lista paralelamente a você, quem sabe… 🙂

  3. Oba, até me animei a participar. Tia Batata permite um enxerimento meu? É que o livro de Ariano chama Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Vou torcer prele virar titular. Aim, tô muito metida eu hoje. Perdoe =).

    • aumeujizuyscritinho, que título comprido! 🙂 brigada pelo toque, vou ali consertar.

      marcela, participe sim, achei que eu não daria conta mas ajeitando dá. 😆 nos meses que eu sabia [por experiência] que o tempo seria corrido selecionei livros curtos ou que já tinha visto o filme. também tentei colocar um que tivesse em papel junto com um ebook, pra não ter desculpa [isso se provou importante nos meses de inverno!]. na lista de 2011 fiz a mesma coisa, de maio a setembro são pelos menos 2 livros em papel e 1 ebook em cada gênero.

      agora tou curiosa pra conhecer seu plano de leitura. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s