Discworld | Lords and Ladies

Capa

Lords and Ladies é o 14º livro da série de fantasia Discworld, escrita pelo inglês Terry Pratchett, e a quarta aventura do núcleo das bruxas de Lancre. A história começa enquanto Vovó Cera do Tempo, Tia Ogg e Magrete Alho estão voando de volta de Genua após os eventos de Quando as Bruxas Viajam, o último Discworld regular traduzido no Brasil.

Em uma nota de introdução, o autor comenta que cada livro da série pode ser lido independente de outros, mas Lords and Ladies seria melhor aproveitado de se lesse os títulos anteriores primeiro; pela ordem: Direitos Iguais Rituais Iguais [Equal Rites], Estranhas Irmãs [Wyrd Sisters] e Quando As Bruxas Viajam [Witches Abroad].

Depois de pousarem suas vassouras, cada bruxa se encaminha para sua própria casa: Vovó no meio da floresta, Tia Ogg no vilarejo de Lancre, capital do minúsculo país de Lancre nas montanhas Ramtops, e Magrete para a cabana que herdou da mentora, mas apenas para apanhar suas coisas. De lá, ela se encaminha para o castelo a fim de esclarecer sua situação com o rei Verence II, que, ela tem a impressão, é seu noivo.

As bruxas passaram o inverno inteiro em Genua, é bom voltar para casa. O mundo inteiro está em paz… por cinco minutos.

O aparecimento de crop circles [os círculos misteriosos que surgem no meio  das plantações] mostra que é tempo do ciclo do tempo, uma época em que o tecido entre mundos fica mais frágil em certos lugares como nos Dançarinos, um círculo de pedras com muito magnetismo, montanha acima. As bruxas devem evitar que os habitantes do outro lado dos Dançarinos penetre no lado de cá: eles são crueis, escravizam e torturam humanos apenas por diversão e só importam-se com seu próprio prazer.

It was here that the thaum, hitherto believed to be the smallest possible particle of magic, was succesfully demonstrated to be made up of resons (Lit.: ‘Thing-ies’) or reality fragments. Currently research indicates that each reson is itself made up of a combination of at least five ‘flavours’, known as ‘up’, ‘down’, ‘sideways’, ‘sex appeal’ and ‘peppermint’.

As bruxas de Lancre: Granny Weatherwax, Nanny Ogg e Magrat Garlick

As bruxas são a versão discworldiana das faces da Deusa da mitologia celta [a Anciã, a Mãe e a Donzela], misturadas com as bruxas de Macbeth [v. Wyrd Sisters]. Cada uma tem a sua personalidade e cada uma lidará com a ameaça a seu modo, porém num verdadeiro trabalho de equipe, por menos que Vovó goste da ideia.

Por falar em Vovó, Pratchett conta um pouco da juventude de Esmerelda Weatherwax nas montanhas e seu reencontro com Mustrum Ridcully, cinquenta anos depois. O Arqui-Reitor da Universidade Invisível de magos está em Lancre para o casamento real; na comitiva vêm também o Bibliotecário, Ponder Stibbons e o Tesoureiro, que se unem à luta das bruxas.

Tia Ogg contará com a ajuda dos filhos [os nossos Jason e Shawn], do gato Greebo e de Casanunda, o segundo maior amante do mundo.

In fact, the mere act of opening the box will determine the state of the cat, although in this case there were three determinate states the cat could be in: these being Alive, Dead, and Bloody Furious.

Porém, Magrete Alho é a que mais provará seu valor lutando sozinha, inspirada por uma personagem fictícia baseada na Rainha Boadicea [Boudica, é como a chamam atualmente]. Magrete era considerada a parte mais fraca do trio, com Vovó dizendo o tempo que ela era uma “galinha molhada” [galinha no sentido de covarde, não outra coisa] e zombando da tendência a intelectualizar a prática natural da magia.

Desta vez as bruxas dirigem suas críticas ao novo coven de Lancre, formado por jovens autodidatas que gostam de usar esmalte preto, veludo e renda negra e de chamarem uma à outra com nomes como Diamanda, Muscara, Magenta [nome real: Violet], Amanita DeVice e Perdita [nota: impossível não notar a conexão com Belas Maldições/Good Omens, que Pratchett escreveu com Neil Gaiman e tem personagens chamadas Anathema Device e Agnes Nutter – o nome real de Perdita é Agnes Nitt]. O alvo de Pratchett é o culto à aparência, isto é, achar que o que é bonito ou fofinho é bom.

Assim como em Wyrd Sisters, desta vez a maior inspiração de Pratchett foi William Shakespeare com Sonhos de Uma Noite de Verão [o plot central], A Megera Domada e Henrique V. Tem ainda referências aos Mórmons, Sete Homens e Um Destino, Tupperware, Ardil-22, e um monde outras coisas. Gargalhei do início ao fim.

Minha avaliação: 5 de 5.

Para saber mais
Anotações, referências, etc.
Verbete Witches [Discworld] na Farlex Encyclopedia
Verbete Lords and Ladies na Wikipedia

Ficha técnica
Título: Lords and Ladies
Autor: Terry Pratchett
País: Inglaterra
Ano: 1996
Editora: Harper
Páginas: 400

Posts relacionados
Discworld
Quando as bruxas viajam
Belas Maldições: As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa

Anúncios

4 comentários sobre “Discworld | Lords and Ladies

  1. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 | Nanny Ogg’s Cookbook « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  3. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: Desafio Literário | Os Pequenos Homens Livres « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s