Desafio de Férias 2010/2011 | An Offer From A Gentleman

Capa britânica

Uma advertência justa: cuidado se tiver vontade de começar a ler os livros da Julia Quinn, eles são quinem Bis – impossível comer um só. Comecei com The Duke and I na maior ingenuidade, achando que pararia ali, e três dias depois já tinha devorado mais dois romances e um Segundo Epílogo. A sorte é que calhou na época certa, entre feriados e o hiato das séries, mas, repito: cuidado.

An Offer from a Gentleman é o terceiro volume da série Bridgerton Family e é centrado no segundo filho, Benedict. Os dois livros anteriores concentraram o prólogo nos protagonistas masculinos, esse na protagonista feminina, mas mesmo assim ainda é o mais machista dos três que li até agora.

Desculpa aí se você não curte esse papo, tentarei ser breve neste tópico, embora não consiga abrir mão do comentário: me incomodou muito a visão que a autora impingiu sobre a atitude de Benedict, mesmo considerando-se que ela foi fiel ao costume da época. Eu preferiria que ela mantivesse o mesmo respeito devido às duas protagonistas anteriores – do jeito como foi feito, passou a impressão de que Sophie Beckett era menos digna aos olhos dela própria, a autora. No fim, a minha avaliação desse livro ficou bem abaixo dos anteriores.

Viu? Foi breve. Sigamos.

Voltando ao escopo… A Lulu tinha sugerido pular esse e ir direto pro livro do Colin, mas confesso que estava curiosa a respeito do Benedict: dos irmãos Bridgerton, ele foi o menos citado. Até o Gregory recebeu mais atenção e ele nem ao menos tem idade pra casar! Depois de terminar a leitura posso dizer que valeu a pena, porque a Penelope Featherington, com quem simpatizo desde o primeiro volume, começa a mostrar muita personalidade.

Capa norte-americana

Mas a história não é dela ainda, é da Sophie Beckett, a filha bastarda do Conde de Penwood. Ela cresce na propriedade rural dele como se fosse sua protegida [ward], até que ele se casa com uma viúva que tem duas filhas quase da mesma idade de Sophie. Essa foi a primeira vez que pensei no rosto feminino numa história de Julia Quinn, a referência foi óbvia demais pra eu evitar: Sophie Ward, a Elisabeth de O Enigma da Pirêmide.

Quanto à face que emprestei para Benedict, lembrei do papel de Dominic Cooper em Razão e Sensibilidade 2008 e pronto, aí está, mesmo que seja fisicamente incorreto. Nem com toda boa vontade do mundo consigo considerá-lo “handsome, strong debonair”.

A trama de An Offer é baseada na fábula da Cinderela ou Gata Borralheira, e é razoavelmente mais sombria, mais mórbida. Talvez esse seja o motivo dos diálogos serem menos brilhantes dessa vez.

Um ponto positivo é o destaque dado à Viscondessa Viúva e a Eloise e Hyacinth, além do maior intervalo de tempo no desenvolvimento do affair romântico. Verdade que o tempo que o par central interagiu foi tão curto ou até menos curto do que os anteriores, mas o intervalo de dois anos foi bem aproveitado.

E, é claro, o bem vencendo o mal é sempre gostoso de ler!

Sophie Ward, Dominic Cooper

An Offer… tem um segundo epílogo de 30 páginas que conta o destino de Miss Posy Reilling, uma das “irmãs postiças” de Sophie, e que tem um leve spoiler do quinto livro, mas praticamente inofensivo. E no romance em si a autora volta a acenar uma referência a Jane Austen quando a Viscondessa Viúva esquece o nome de Sophie e a chama de Miss Bennet. 😉

Neither of the aforementioned topics, however, are nearly as interesting as that of the two unmarried Bridgerton brothers, Benedict and Colin. (Before anyone points out that there is a third unmarried Bridgerton brother, let This Author assure you that she is fully aware of the existence of Gregory Bridgerton. He is, however, fourteen years of age, and therefore not pertinent to this particular column, which concerns, as This Author’s columns often do, that most sacred of sports: husband-hunting.)

http://www.juliaquinn.com/books/offer.php

An Offer from a Gentleman trilha sonora

“A Sorta Fairytale” by Tori Amos [Youtube letra]

“Standing Outside a Broken Phone Booth with Money in my Hand” by Primitive Radio Gods [Youtube letra]

“Whenever, Wherever” by Shakira [Youtube letra]

“The Mummer’s Dance” by Loreena McKennitt [Youtube letra]

Nota: 3
(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Este post faz parte da blogagem coletiva Desafio de Férias 2010/2011 [v. post].

Desafio de Férias 2010/2011

Ficha bibliográfica
Tìtulo: An Offer from a Gentleman
Autor: Julia Quinn [pseudônimo de Julie Pottinger]
Série: Bridgerton, Livro 3
Editora: Avon Books
País: EUA
Ano: 2001
Páginas: 384

Curiosidade: diferença entre lady’s maid, house maid e scuttlery maid [Suite101]; quais as obrigações de uma lady’s maid [Nineteen Teen].

Posts relacionados
The Duke and I
The Viscount Who Loved Me
Razão e Sensibilidade / Sense and Sensibility

Anúncios

6 comentários sobre “Desafio de Férias 2010/2011 | An Offer From A Gentleman

  1. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: Tweets that mention Desafio de Férias 2010/2011 | An Offer From A Gentleman: -- Topsy.com

  3. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 | Romancing Mr. Bridgerton « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  5. Pingback: Desafio de Férias | To Sir Phillip, With Love « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Seja qual for o personagem ou livro(e olhe que gosto de todos que já li da J.Q!), ninguém vence o Anthony(talvez, é claro o Mr. Darcy…e Mr.Thornton…mas aí já são outras histórias!)
    Concordo com o comentários sobre este livro ser um pouco machista. Acho que a Sophie foi condescendente demais com tudo. Embora eu confesse que já li este pelo menos uma três vezes!
    Mas o próximo livro,acho que meio que compensa. São surpresas adoráveis!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s