Desafio Literário | Por Enquanto Eu Sou Pequeno

Sinopse
Aqui está um punhado dos mais divertidos versinhos para a introdução da poesia no universo de quem ainda está se alfabetizando. São instantâneos dos pequenos momentos da infância, quando o mundo começa a revelar-se aos olhos daqueles que, apenas por enquanto, ainda são pequenos!

Capa

Quando eu estudava no finalzinho do primeiro grau li “A marca de uma lágrima” do Pedro Bandeira, uma releitura de Cyrano de Bergerac [Edmond Rostand]. Tanto Cyrano quanto Lágrima estão na minha lista de TFF [Top Favoritos Foréva], portanto agarrei a oportunidade de ler outro Bandeira no mês do Infanto-Juvenil.

Só que não pesquisei muito a fundo e acabei com um livro para criança em fase de alfabetização – porém, dentro da proposta do DL [ler junto com as crianças nas férias], tá dentro do tema. 😉

Por Enquanto Eu Sou Pequeno é um livro curtinho [40 páginas] com versinhos para crianças – a maioria quadrinhas, mas tem algumas um pouco mais longas. Cada poema comenta um aspecto diferente da vida pelo ponto de vista da criança, para quem tudo é uma descoberta.

É um leitura leve e rápida, e é interessante por relembrar ao adulto como é estar sempre maravilhado pelas coisas da vida [que é o tema da aula de escrita criativa de Terry Pratchett na Universidade Trinity em Dublin: “The Importance of Being Amazed about Absolutely Everything” – v. vídeo no Youtube].

Entre os temas das poesias tem o circo, o cachorro da família, o irmão mais novo, medo do escuro, o soldadinho de chumbo, o futuro, a famíia, uma adivinha e até uma parlenda. Eu não “testei” com o sobrinho de três anos ainda, mas aposto que a de dez vai gostar.

Tudo tem serventia

Neste mundo tudo serve:
a cadeira para sentar,
nenê pra fazer cocô,
passarinho pra cantar,
a vassoura pra varrer
e o tempo pra passar!

Entrelinhas – Pedro Bandeira



Link http://www.youtube.com/watch?v=R1gLRBrDjEg

Sobre o autor
Nasceu em Santos, SP, em 9/3/1942. Em 1961, para estudar Ciências Sociais na USP, mudou-se para a capital de São Paulo. Atualmente reside em uma chácara na região de Mata Atlântica próximo a São Paulo.

[…]

A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças, publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, em 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (O dinossauro que fazia au-au, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.

É o autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil (10,8 milhões de exemplares até 2009, além de 11,2 milhões adquiridos pelo governo federal para distribuição às bibliotecas escolares).

Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil. É casado com Lia, tem três filhos (Rodrigo, Maurício e Marcelo) e uma porção de netinhos: Melissa, Michelle, Beatriz, Júlia e Érico. [Biblioteca Pedro Bandeira]


Nota: 4

(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Este post faz parte da blogagem coletiva Desafio Literário 2011 [v. lista de livros agendados], tema Livro Infanto-Juvenil, e Desafio de Férias 2010/2011 [v. post].

Blog do Desafio Literário e Desafio de Férias 2010/2011

Título: Por Enquanto Eu Sou Pequeno
Autor: Pedro Bandeira
Ilustrações: Cláudio Atílio
Editora: Moderna
Ano: 2009
Número de páginas: 40

Anúncios

16 comentários sobre “Desafio Literário | Por Enquanto Eu Sou Pequeno

  1. Pingback: Desafio Literário 2011 | Agenda « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: Desafio de Férias 2010/2011 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  3. Parabéns pela escolha, pela resenha.
    Pedro Bandeira é referência em se tratando de literatura infantil.
    E iniciar a criança no mundo da poesia é uma arte!
    Belo o trecho que você colocou em seu post.
    Além de divulgar a literatura brasileira, você ainda apresentou uma breve biografia do autor.
    Excelente!!
    Abs, Rê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s