Desafio Literário | A Revolução dos Bichos

Sinopse
Dia 24 de junho de um ano qualquer. Na Granja do Solar, em alguma parte da Inglaterra, eclode a “Revolução dos Bichos”. Cansados da exploração e da tirania dos seres humanos, os animais expulsam o Sr. Jones, o proprietário da granja, e proclamam sua liberdade. Mas, com o correr dos anos, a dissidência entre eles faz com que seus ideais se tornem frustrados. A Granja dos Bichos – como agora se chama – transforma-se num mundo feito de mentiras, traições e terror.

Capa

Eu só conhecia George Orwell de 1984, o livro que deu origem ao termo Big Brother e que conta a história de uma sociedade vigiada pelo regime totalitarista, publicado após A Revolução dos Bichos. Quando elaborei a lista pro DL 2011 lembrei de 1984 e incluí o outro Orwell.

A trama conta a história de um grupo de animais que toma o poder e expulsa os humanos de uma fazenda, passando a gerenciar e produzir em sistema colaborativo. Havia a promessa de mais comida e conforto, aposentadoria e dignidade com menos trabalho. Um hino foi composto, uma bandeira criada e até uma constituição registrada em tinta na parede do paiol.

Esse conjunto de regras pregava o afastamento de tudo o que representasse o tratamento cruel dos humanos  ao mesmo tempo em que estabelecia a igualdade entre todos os animais, camaradas de revolução. Garganta, o portavoz, tratava de alardear estatísticas e pronunciamentos em que afirmava que nunca antes os animais estiveram tão bem – embora comessem menos, trabalhassem mais, passassem mais frio e tivessem menos liberdade para expressar suas preocupações e queixas.

Numa alegoria que critica tanto a ganância e a vaidade dos detentores do poder quanto o desinteresse  e a ignorância da maioria da população, o autor denuncia o regime stalinista em A Revolução dos Bichos, mas é possível enxergar paralelos com outros governos e situações também, assim como ocorreu com a leitura de O Coração das Trevas [Joseph Conrad]: a polícia do pensamento, o culto à personalidade, o inimigo externo, o inimigo infiltrado, a propaganda, a manipulação da palavra, o abafamento dos protestos pela grita da militância com slogans e palavras de ordem. Tudo isso é característica da mentalidade totalitarista e opressora.

A escolha de cada raça de animal para representar as diferentes classes socais acertou em cheio seu objetivo: os porcos políticos; os cães policiais; o corvo representante da religião; as ovelhas militantes; cavalos, galinhas e outros bichos, a força de trabalho. É uma metáfora da Revolução Russa, mas cujos personagens nos são familiares e cuja história se repete.

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

O pai do escritor tinha um cargo importante no Império Britânico, mas o filho não aceitava a forma como eram tratados os trabalhadores. Tornou-se socialista e militava o comunismo entre o proletariado. Alinhou-se à milícia marxista/trotskista na Guerra Civil Espanhola, foi perseguido pelos stalinistas. Seu livro A Revolução dos Bichos foi rejeitado pelos editores na Inglaterra e nos EUA, que eram países aliados de Stálin na época, e durante muito tempo foi proscrito das livrarias da Cortina de Ferro.

A cena final, da janela, é uma defesa da imprensa livre. Além de escritor, Orwell era também jornalista. O livro teve duas adaptações para o cinema: a primeira em 1954 em forma de animação e a segunda em 1999, live action. Porém, o livro ainda tem mais impacto po deixar perguntas e caraminholas na cabeça do leitor, enquanto os filmes tentam deixar a audiência satisfeita e confortável.

A Revolução dos Bichos (Animal Farm) (1954) George Orwell – Parte 1 legendado


Link http://www.youtube.com/watch?v=4AVRx6h8PCM

A Revolução dos Bichos (Animal Farm 1999) Parte 1 legendado


Link http://www.youtube.com/watch?v=PJG4TGQRIho


Nota: 5

(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Este post faz parte da blogagem coletiva Desafio Literário 2011 [v. lista de livros agendados], tema Livro Ficção Científica.

Blog do Desafio Literário

Título: A Revolução dos Bichos
Título original: Animal Farm [Inglaterra/1945]
Autor: George Orwell [pseudônimo de Eric Arthur Blair]
Trad.: Heitor Ferreira
Ediora: Abril Cultural
Coleção: Grandes Sucessos
Ano: 1982
Pág.: 137

Anúncios

8 comentários sobre “Desafio Literário | A Revolução dos Bichos

  1. Pingback: Desafio Literário 2011 | Agenda « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: Meme | Retrospectiva Literária 2011 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s