Desafio Literário | Dez (Quase) Amores

Sinopse
[…] Bem-vinda ao clube das mulheres que só estão esperando uma boa oportunidade para mandar suas teorias às favas e passar a viver a vida como ela se oferece. Maria Ana, personagem do livro de estréia da Claudia Tajes, também sonha com o príncipe encantado, mas não é fanática por contos de fadas: enquanto não pinta o homem certo, ela vai se divertindo com os errados.[…] [Prefácio de Martha Medeiros]

Capa

Cada capítulo desse livro é dedicado a um homem [ou menino] que fez parte da vida sentimental da protagonista Maria Ana. O livro é narrado em primeira pessoa no estilo livro de memórias.

Pontos positivos

A capa é interessante [confesso: comprei pela capa mesmo]. É bem escrito, flui sem engasgos, o estilo é leve e engraçadinho sem forçar a mão. O melhor de tudo: é curtinho! Não fica enrolando por 600 páginas igual o Casório?! da Maryan Keyes, que sofri pra ler no DL do ano passado. Aliás, um ponto em comum entre esses dois livros é que eu rejubilava a cada relacionamento fracassado da protagonista. Nah, quem eu tou querendo enganar? Tem um monte de ponto em comum entre esses dois livros, era só copiar-e-colar o post do ano passado aqui e diria tudo o que achei de Dez [Quase] Amores. Um dos atrativos mais importantes numa leitura, pra mim, é o grau de empatia que estabeleço com o personagem principal ou um dos secundários. Nesse caso estabeleci uma anti-empatia [isso existe?] – mas não deixa de ser uma relação com a personagem, né? Por isso listei aqui na parte das coisas positivas. :lol: O livro deve interessar ao público que curte tramas que discutem relações afetivas. O problema é….

Pontos negativos

…. que eu não faço parte desse público-alvo.

Sobre a autora
Claudia Tajes nasceu em Porto Alegre em 1963. Redatora publicitária, estreou na literatura com Dez (Quase) Amores (L&PM Editores, 2000). Seguiram-se As Pernas de Úrsula & Outras Possibilidades (L&PM Editores, 2001) e o romanceDores, Amores & Assemelhados (L&PM Editores, 2002), A vida sexual da mulher feia (2005), Louca por homem (2007), Vida dura (L&PM POCKET, 2008) e Só as mulheres e as baratas sobreviverão (L&PM Editores, 2009). [L&PM]

Nota: 3

(de 1 a 5, sendo: 1 – Péssimo; 2 – Ruim; 3 – Regular; 4 – Bom; 5 – Excelente)

Este post faz parte da blogagem coletiva Desafio Literário 2011 [v. lista de livros agendados], tema Novos Autores.

Blog do Desafio Literário

Título: Dez (Quase) Amores
Autor: Cláudia Tajes
Editora: L&PM
Ano: 2008
Páginas: 128 [formato pocket]

17 comentários sobre “Desafio Literário | Dez (Quase) Amores

  1. Menina, cêjura que leu “Casório!?”????? Para mim a Maryan Keyes deveria ter parado em “Melancia” que já tava mais do que bom.
    O único chick list que eu li e gostei à vera (até porque quem comprou os direitos disse que gostou da história porque se lembrou de mim :p) foi “Eu não sei como ela consegue” (Rocco). Recomendo baldes.
    Bjs

    • ai, eu li casório, foi um sofrimEEEnto… em minha defesa, foi o único da maryan keyes que li.😆

      uia, vou procurar esse da rocco! [será que eles não tereriam interesse no ‘if andy warhol had a girlfriend’? achei tão legal esse título, hahahahaha!]

  2. Pingback: Desafio Literário 2011 | Agenda « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  3. eu li esse livro ha uns dois anos… na epoca foi bom pois estava estudando muito e tinha pouco tempo para leitura de lazer. entao foi rapidinho, distrativo e engraçdinho. mas sinceramente… nada de especial né?
    concordo com o primeiro comentario… p mim M Keyes parou em Melancia (ooo livro horroroso).

    mas gosto da claudia tajes, e mesmo achando esse livrinho mais ou menos, nao desisti dela ainda nao rsrs

  4. Tbm li este livro pro DL, é… Legal. Rs
    E eu, bem, hum, gostodemariankeyes! huahuahuahua. Na verdade, Casório?! foi o primeiro que li dela, emprestado da minha irmã, depois comprei férias! e sushi (esse achei meio chatinho mesmo)… Talvez tenha gostado tanto dele pq estava vivendo uma história parecida na época (não, meu pai não é alcoólatra!).
    Enfim…
    Que suas próximas escolhas sejam mais interessantes… A minha segunda até que tá sendo!😄

    Bjooos

  5. Srta Oliver;

    Além do acima citado “Eu não sei como ela consegue”, recomendo com força esses livros ma-ra-(tomando fôlego)-vi-lho-sos:

    Ficção:
    A jogadora de go (Shan Sa, tradução soberba de Adriana Lisboa)
    Corpos em movimento (Mary Anne Mohanraj)
    Verdadeiros Animais (Hannah Tinti)
    Um beijo de Colombina (Adriana Lisboa)
    Monte Verità (Gustavo Bernardo)

    Não ficção:
    Ética, Peter Singer
    O negócio dos livros – Como as grandes corporações decidem o que você lê (André Schiffrin)
    Bjs

  6. Nunca ouvi falar neste livro. Bem, já sei dele agora! E você está me dizendo que não é lá essas coisas…. gosto de livros que entram no cômico, mas engraçadinho… não sei. Vou ficar de olho nele, e se eu o encontrar vou ver se leio. Valeu plea dica, bju

Deixe uma resposta

