Da coluna do Professor Ivo

A Língua Nossa de Cada Dia

1.Pingando o i: Amy arregimentou uma legião de fãs mundo afora (e não arrigimentou);

2.As letras k, w e y voltaram a fazer parte do alfabeto português;

3.O trema desaparece das palavras portuguesas e aportuguesadas; permanece em nomes próprios estrangeiros e derivados: Müller, Hübner, hüberiano;

4.Grafe: pôde (pretérito perfeito) e pode (presente do indicativo): Ele pode viajar hoje; Ele pôde viajar no ano passado;

5.A palavra pôr continua acentuada (verbo); a preposição por não tem acento gráfico: Ele vai pôr as coisas nos devidos lugares; “Se alguém perguntar por mim, diz que fui por aí”;

6.Não acentue: assembleia, heroico, joia, ideia, panaceia, o apoio, (eu) apoio;

7.Mas acentue: herói, constrói, dói, anzóis, cruéis, fiéis, foróis, papéis, chapéu, ilhéu, véu, céu. E tenho dito!

iFolha, 7/8/11

Eu ando errando o item 7.

E o Professor [com maiúscula, sim] Ivo de Souza aposentou-se do magistério no mês passado. Tive sorte por ter sido aluna dele!

2 comentários sobre “Da coluna do Professor Ivo

Deixe uma resposta

