[The Borgias] Nessuno [Ninguém]

Último episódio da primeira temporada de The Borgias foi igual última semana de novela: o povo correndo pra fechar todas as pontas. Única diferença foi que, em vez do casamento da mocinha, teve a anulação do casamento da Lucrezia Borgia – mas confesso que me deu uma baita satisfação ver a humilhação pública de Giovanni Sforza sendo obrigado a admitir impotência pra não ter de contar coisa pior do que ele fez na noite de núpcias. Palermão, vai mexer com a filha do hômi, vai.

Alias, devo confessar também que assisti ao episódio com um sorriso maníaco de orelha a orelha vendo a surra de tunda que os membros da família davam nos desafetos. É errado torcer pelos bandidos, eu sei, mas me deixa. Os outros são ainda piores!

Eu ri quando Alexandre 6º surpreendeu o Rei da França com o disfarce do frade humilde, pescador de almas, e habilmente reverteu a situação a seu favor – tudo isso graças a um estratagema armado por Lucrezia para separar o rei do Cardeal Della Rovere. A cena do Papa com Charles 8º na catedral, o diálogo no jantar e a incrível passada de perna no Colégio de Cardeais são geniais.

Pequena nota pessoal: Na notícia sobre a estreia de Os Bórgias lá no Teleséries se disse que a série baseia-se no livro homônimo de Mario Puzo [que ainda não li] e aí uma luzinha acendeu na minha cabeça: a estrutura de O Poderoso Chefão é baseada na saga da família Borgia. Don Vito Corleone tem três filhos e uma filha: Michael deveria suceder o pai mas deseja outro estilo de vida com Kay; Sonny é o esquentadinho que vive metendo os pés pelas mãos; Connie se casa com um cara abusivo a quem a família se vê obrigada a dar um sumiço; e Fredo é o filho leal e obediente. Soa familiar?

Mesmo corrido, o episódio fecha bem a temporada – se não fosse renovada, as histórias teriam sido bem contadas; com a renovação as tramas subsequentes terão a mesma chance. Não é que elas foram fechadas, apenas não ficou aquela sensação de que faltou um encerramento – embora eu preferisse que tivessem excluído o episódio 6 e abordassem os eventos do 9 com mais calma.

O nome do episódio me confundiu a princípio: “ninguém” onde? Ninguém em Roma quando o exército francês ultrapassa o portão? Ninguém no Colégio de Cardeais para votar a deposição do Papa? Ninguém para advogar pelo Giovanni Sforza, nem mesmo o primo Vice-Chanceler? Ninguém em Nápoles, assolada pela peste?

Retrato de família: Irmã Martha (Ursula Bonadeo), Cesare, Rodrigo, Lucrezia, bebê Giovanni, Vanozza, Juan, Joffre, Sancia, Giulia Farnese

Na verdade significa que ninguém atravessa o caminho dos Bórgias. 😉

Brincadeirinha, é Cesare que se declara um “ninguém” enquanto estava refém dos franceses e foge espetacularmente, com a ajuda de Micheletto.

Quanto à segunda temporada, o blog 3 Pipes suspeita que os produtores mostrem mais Leonardo em Milão e Savonarola em Florença; qualquer que seja o caso, vou ler todos os posts dele caus que se dedicam a separar o que é ficção e o que é fato histórico na série.

Pequena nota pessoal: a cena de encerramento [essa da imagem acima] não te lembra das pinturas renascentistas com o tema Madonna and Child, adoração dos magos e tal?

Comentários aleatórios sobre o elenco

. Holliday Grainger [Lucrezia] fez a Diana Rivers em Jane Eyre 2011;

. Simon McBurney [Johannes Burchard] fez o Mr. Brocklehurst em Jane Eyre 2011 e é a voz do Kreacher [Monstro] em Harry Potter;

. Colm Feore [Cardeal Della Rovere] fez Jordan Hayes em Law & Order: SVU [aquele que acusou Dominique, 12 anos, de estupro] e fez Henry Taylor em 24 Horas;

. Joanne Whalley [Vanozza] é ex-esposa do Val Kilmer;

. Ruta Gedmintas [Ursula Bonadeo] fez Elisabeth Blount em The Tudors;

. Emanuelle Chriqui [Sancia] fez o interesse romântico do Adam Sandler em Zohan;

. Nicholas Rowe [Barão Bonadeo] fez Sherlock Holmes em O Enigma da Pirâmide [eu sei, também caí dura esturricada quando vi!].

Post relacionado

[The Borgias] The Poisoned Chalice/The Assassin
[The Borgias] The Moor/Lucrezia’s Wedding
[The Borgias] The Borgias in Love/The French King
[The Borgias] Death, On A Pale Horse/The Art of War

Anúncios

7 comentários sobre “[The Borgias] Nessuno [Ninguém]

  1. Pingback: Ajustando imagens no Picnik « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Oi, Naomi! Somente hoje finalizei a temporada d’Os Borgias. Simplesmente amei! Seus posts também foram ótimos guias de episódios, com curiosidades e observações mais do que pertinentes, minha cara!
    Agora, estou no aguardo da próxima temporada e, enquanto isso, vou dar uma olhada nesse blog que você indicou. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s