Brasileiro está lendo mais

A matéria do global Bom Dia Brasil lista dois motivos para o aumento do número de livros vendidos no Brasil: a queda da média dos preços, mesmo pequena [4,5 %]; e a oferta de livros em catálogo de vendedores de cosméticos porta-a-porta.

A matéria não diz, mas pelas próprias imagens fica óbvio que se trata da Avon. Segundo informação do Estadão [via PublishNews] metade das vendas do primeiro livro da série Crepúsculo foi pela Avon. Metade, cara! E só saiu no catálogo muito tempo depois do lançamento, muito tempo depois até do filme.

Em volume, as vendas porta-a-porta aumentaram a quantidade de livros vendidos no país em mais de 13% de 2009 para 2010. Eu acho que já comentei antes aqui no blog mas vou repetir: num país em que mais de 600 municípios não têm nem biblioteca pública, que dirá uma livraria, as vendedoras da Avon são a única fonte de acesso a livros.

Pra mim, a mensagem da matéria é clara: demanda para livro e pra leitura existe, sim. Senquisgóde. :)

E vou acabar lendo A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr, afinal. Tinha tirado da lista do Desafio Literário, mas a resenha da Lulu Coruja e o livro no catálogo 16/2011 me fizeram mudar de ideia.

 

5 comentários sobre “Brasileiro está lendo mais

  1. Estou lendo um atrás do outro. Neste ano recebi muitas promoções de editoras. São tantas que tive de deixar de comprar dois livros que queria por ter comprado cinco no mês anterior. Hoje mesmo estou me segurando para não comprar dois Borges que estão com desconto na Livraria Cultura. Meus ais…

  2. a batalha do apocalipse está na minha listinha, mas confesso que tem coisa na frente dele…

    fui conferir o catálogo da avon (no site só tem até o 15), o que tem de livros são crepúsculo, sherlock holmes (bom e barato), e muita auto-ajuda, muita mesmo. Mas se bem que não é muito diferente do que se encontra nas livrarias, né? é o que mais vende hoje em dia.

    Em todo caso, os resultados da pesquisa são animadores, brasileiro só não lê mais por falta de acesso e por causa do preço…

  3. Descobriram a pólvora de novo, né ?

    O povo precisa de livro. E barato. E, claro, incentivo à leitura dentro de casa e na escola. Muita gente só lembra de livro quando vê o Faustão fazendo jabá de alguns autores no domingo.

    Vixe.

Deixe uma resposta

