[Sons of Anarchy] Dorylus

Wayne Unser: Older we get, the further away we get from who we think we are.

Antes de comentar o terceiro episódio desta temporada, uma curiosidade: dorylus é a maior espécie de formiga do mundo, nativa da África. As colônias de dorylus são valorizadas pelas tribos Masai porque controlam infestações de praga nas plantações. Simbólico, né? Nas primeiras temporadas de SoA o Clube era a colônia de formigas que mantinha a comunidade limpa, mas agora a colônia está se dividindo e trazendo a praga para dentro da comunidade. Até onde sei as dorylus não são autofágicas, porém isso não quer dizer que o grupo não vá expurgar aqueles que o enfraquecem.

Este episódio começa a identificar e mostrar as rachaduras no Clube:

. entre Gemma e Tara, que criaram um laço depois de tudo o que passaram e fizeram por amor a Jax e aos meninos e agora estão divididas pelas cartas de Maureen;

. entre Clay e Bobby, primeiro porque Bobby não apoia Clay na questão do transporte de drogas para o cartel e depois porque Bobby percebe que Clay tentou comprar seu apoio prometendo-lhe a presidência quando se aposentar. Clay não apenas perde a confiança de Bobby como ainda o deixa perceber como aplica suas táticas. Foi a primeira vez que vi Clay cometer um erro, o que pode ser sinal da decadência dele;

. Tig, que se sente deixado de lado por Clay enquanto o presidente “trabalha” Bobby;

. entre Juice e Sam Crow, quando o Xerife Eli, instruído pelo Agente Potter, tenta torná-lo informante da força-tarefa de um homem só;

. entre Clay e Gemma. Essa foi surpreendente e ainda estou matutando a respeito.

Ainda é cedo para afirmar isso, mas dá a impressão que Kurt Sutter pretende colocar Jax na presidência do Clube – não agora nem no fim desta temporada, e sim no encerramento da série. A minha dúvida é se Jax seguirá os ideais do pai, do padrasto, ou se construirá ideais próprios até lá – por enquanto tudo leva a crer que está seguindo os passos de Clay.

Margaret:  Longer can very easily turn into forever.

Depois de ser flagrada pela chefe de Tara bisbilhotando a sala da nora, Gemma abre o jogo com a moça e elas chegam a uma espécie de acordo tácito. Uma das coisas que eu mais aprecio nesta série é como o roteiro é sutil, não precisa soletrar o que se passa. Ao mesmo tempo, essa sutileza pode ocultar intenções que só se revelarão muito tempo depois. O trabalho dos diálogos, das coisas não ditas e da expressão dos atores, tudo combinado, é uma arte que não me conformo que não seja mais reconhecido.

Mesmo as pequenas participações são interessantes. Neste episódio Danny Trejo só apareceu no mural do Agente Potter, mas nem deu pra sentir falta porque tivemos a extraordinária Vivica [Marianne Jean-Baptiste, de Without a Trace], a mãe do bairro francês. Ri muito quando Jax disse que até se sentiu menos disfuncional depois de conhecer a mulher que faz Gemma parecer Donna Reed [Dallas, A Felicidade Não Se Compra] – é pena que tenha sido uma participação curta. Uma mãe que batiza os filhos de Luther e Vandross. Outra mulher forte pra galeria digna de SoA!

O que me pareceu é que a participação do Agente Potter esvaziou de uma vez – podemos esperar Romeo de volta, seu personagem está ligado à atual fase do clube – mas com o Clube se desfragmentando o personagem de Ray McKinnon vai fazer o que em Charming? Se ele quiser atacar RICO via SAMCRO ele terá de ajudar o Clube a manter suas atividades.

Isso sim seria uma reviravolta.

Clay Morrow: Six-five. It passes.

Galeria de imagens do capítulo

Post relacionado
Out
Booster

8 comentários sobre “[Sons of Anarchy] Dorylus

  1. Pingback: [Sons of Anarchy] Una Venta « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  2. Pingback: [Sons of Anarchy] Brick « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  3. Pingback: [Sons of Anarchy] With an X « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  4. Pingback: [Sons of Anarchy] Fruit for the Crows « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  5. Pingback: [Sons of Anarchy] Family Recipe « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Pingback: [Sons of Anarchy] Kiss « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  7. Pingback: [Sons of Anarchy] Hands « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  8. Pingback: [Sons of Anarchy] Call of Duty « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s