Mau-caratismo comercial

Eu sou uma consumidora super tranquila e paciente no dia a dia, mas tem uma prática que percebi ser comum em operadoras de TV, Internet e telefonia que me tira do sério: clientes antigos que têm um determinado plano pagam mais caro do que clientes novos que contrataram um pacote de serviço similar.

Dois exemplos: eu pagava R$90,00 por 256 kbps de Internet [juro], até o dia que descobri por acaso que o plano de 1 Mbps [o quádruplo de velocidade] do mesmo provedor saía por R$60,00. Pelo mesmo preço que eu pagava 256 kbps tem o plano de 5 Mbps. Na hora de aumentar a mensalidade todo mundo dá um jeito, mas ninguém pensa em migrar o cliente antigo automaticamente para um plano mais vantajoso para o cliente, né? Deixa a otária pagar mais caro, não interessa que seja fiel à empresa há anos.

Mesma coisa a operadora de TV por assinatura: meu pacote de canais [mais a assistência premium] de 2007 saía por quase R$ 130,00. O pacote 2011 com os mesmos canais sai por R$ 90,00. Tá vendo o luminoso piscando “OTÁRIA” na minha testa? Reajuste de preço anual eles botam no boleto direitinho, mas migrar automaticamente meu plano pra equivaler ao assinante novo? Só se eu descobrir isso por acaso e solicitar alteração por telefone pagando interurbano, porque pelo site não altera e 0800 é só pra fazer assinatura.

Essa prática pode até não ser ilegal, mas escancara direitinho o mau caráter da empresa que a pratica.

4 comentários sobre “Mau-caratismo comercial

  1. eu sei, eu fico indignada também, ser cliente a mais tempo é ser punido? ter só desvantagem? pior que TODAS são assim.
    Mas se você ameaçar cancelar, as vezes, as vezes, eles de oferecem algo melhor.

  2. Ôo querida!
    Sou solidário, sofro e já sofri as mesmas situações.

    E tenta cancelar o plano da TV por assinatura? Eles torram a paciência sobre as vantagens… mentirosas é claro… só para não perder o otário que paga mais caro há 5 anos…

    Somos clientes VIP – Very Idiot Person

    Parei de ter assinatura de revista da Editora Abril e sabe por quê?

    As revistas passaram a chegar mais cedo na banca que aqui em casa e todas as edições especiais eu tinha que comprar na banca ou perdia a coleção… eles nem para enviar um boleto complementar (o que seria errado, já que eu tinha assinatura) e eu tinha que adivinhar que havia edição especial…

    No call center da Abril as reclamações devem ser jogadas no lixo, pois ninguém lê ou retorna… só cancelando mesmo. Mas continuam ligando infinitamente para vender novas assinaturas… uma ova!

    Aqui em casa quando migrei de plano OI conta total com velox para baixar custos a vendedora da loja me informou que o default mínimo deles é de 2mb… eu tenho 1mb e teria direito aos 2mb sem acréscimo… eu fiquei feliz e falei que queria… sabe qual foi o resultado?

    Fiquei 2 semanas sem internet… dei 22 telefonemas para o call center da oi e gastei mais de 20h de ouvido no telefone, contadas no relógio, entre aborrecimentos e operador que desligou na minha cara… para receber a explicação de que na minha área não havia disponibilidade para 2mb e que então eles haviam desligado meu velox…

    Eles não me deram o que era DEFAULT e ainda me deixaram sem conexão… pq? Por que não existe nada automático… eu tinha que pedir para cancelar meu pedido de upgrade…

    O pior? Nenhum atendente sabia resolver o problema ou tinha resposta para mim…

    São uns safados e incompetentes… falta de concorrência e demanda reprimida dá nisso… ou atura ou fica sem…

    Nunca fiquei tão irado com uma safadeza quanto essa. Minha mulher me disse que essa experiência provou de eu não tenho quaisquer problemas cardíacos, pq eu passei raiva demais!

    Abraços
    Rodrigo Vieira Ribeiro
    http://acoisaehpessoal.wordpress.com

  3. temos o mesmo problema aqui; speedy mais caro do que para clientes novos, e com a metade da velocidade – tenho 2 MB e pago mais caro do que quem entrar agora e pedir 8 MB!!!

    Com a TV é a mesma coisa: meu plano é mais caro do que para clientes novos.

    Só espero que quando forem mudar de plano do speedy não me deixem sem internet por vários dias, pois aqui somos 3 que trabalham em casa pela internet, e não dá pra ficar sem!

    Grrrrr!!!!

Deixe uma resposta

