Meme Literário de Um Mês | Dia 01

Dia 01 – Que livro que você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

No momento leio três livros:

1. Night Watch, do escritor inglês Terry Pratchett [Skoob]. É da série de fantasia Discworld e centrada no núcleo policial, do Comandante Samuel Vimes – que era o meu menos favorito mas atualmente está em terceiro lugar na minha lista de personagens preferidos do Disco [atrás do MORTE e da Vovó Cera do Tempo]. A história gira sobre revoluções sociais e viagens no tempo. Estou quase na metade e a leitura está indo em passos de tartaruga, mas isso é porque fico parando toda hora pra anotar coisas no arquivo. O duro é que são observações do tipo “caaara!”, “é verdade” ou “hahahaha!” Sim, estou gostando muitão. ;) Quero ver se termino antes do próximo Glorioso 25 de Maio.

2. Também estou lendo Football and Philosophy, editado por Michael W. Austin [Skoob]. É uma compilação de artigos acadêmicos que analisam o futebol americano pelo prisma filosófico. Eu li alguns livros similares de uma coleção chamada Cultura Pop & Filosofia, que no Brasil sai pela editora Madras: Matrix, Harry Potter, House, Metallica, Beatles, Undead [esse em inglês]. Tem tema pra todos os gostos e são fáceis de ler. Estou gostando menos do que os que já li, mas ainda estou muito no começo pra avaliar melhor – só li o primeiro artigo até agora.

3. Para o Desafio Literário estou lendo Caçadas de Pedrinho [Skoob], do escritor paulista Monteiro Lobato [o tema do mês é “escritor regional” e, sim, estou atrasada]. Eu nunca li nada do autor, é mais uma falha que estou corrigindo agora. Decidi por este título por causa da polêmica sobre conteúdo racista que fez um técnico do MEC sugerir que os exemplares distribuídos nas escolas tivessem um adendo repudiando o racismo ou não se distribuísse. Quero ver qual que é, tá ligado?😉

Meme do  blog Happy Batatinha 

8 comentários sobre “Meme Literário de Um Mês | Dia 01

  1. Eiiii tem Pratchett na lista \o/
    Carambolas atômicas que história é esse “artigos acadêmicos que analisam o futebol americano pelo prisma filosófico.” fiquei super, super interessada nessa coleção, vou assuntar por ai😀
    Eu li Caçadas de Pedrinho junto com o guri, foi o primeiro livro “de capítulos” que lemos hehehehe…
    estrelinhas coloridas…

  2. Eu ainda não tive tempo de ler os Terry Pratchett que comprei. Estou guardando-os para um momento em que Tico e Teco estejam bem descontraídos, assim poderei aproveitar bem a leitura.
    Dessa coleção da Madras, eu já li o volume sobre Matrix, bem legal.
    Li algumas coisas de Monteiro Lobato e sempre gostei. Sei lá, nunca fiquei captando esses conteúdos racistas (exceto dos comentários da Emília, é claro. Aliás, dizem que a Emília no Sítio representava diretamente a voz de Lobato, sabia?), sempre me maravilhei com os quitutes da Tia Anastácia, a sabedoria do Visconde, a inocência do Quindim, essas coisas…

  3. Olá!

    Gostei das suas leituras! Eu certamente li Monteiro Lobato… E apesar de não gostar da escrita do mesmo, não lhe tiro o mérito. Para ele, um país não se construía com cadeias, mas sim com educação. Quanto à questão do racismo, eu discordo. Não creio que ele fosse racista, e mesmo que fosse, há de se levar em consideração a época. A abolição ainda era muito recente. Creio que um comunicado de repudio ao preconceito seria o mais viável.

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

  4. Pingback: O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 01 » Happy Batatinha

Deixe uma resposta

