Meme Literário de Um Mês | Dia 03

Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Sim, leio! É um dos passos do meu “método de leitura” e, como disse no post, é um hábito que ajuda a treinar o meu olhar sobre a leitura: são detalhes que me tenham passado despercebidos, associações e metáforas que não entendi etc. Algumas me influenciam, outras não: não basta o entusiasmo do blogueiro na resenha do livro, e sim uma combinação de fatores como tema, gênero etc.

As resenhas que menos me influenciam são as dos blogs literários, por incrível que pareça. Blogs pessoais me influenciam mais, especialmente aqueles com que tenho um ou dois gostos em comum – se a pessoa é fã de Terry Pratchett, por exemplo, e sugere um livro que nunca ouvi falar de um autor obscuro do Cazaquistão eu ficarei com vontade de ler.

Por outo lado, se a pessoa elogia tudo eu desconfio da opinião dela. É um trem complexo, esse de fazer amigos e influenciar pessoas. Quanto a mudar de opinião não me lembro de nenhum caso, mas incentivar a continuar a leitura de um livro que eu tava xingando até o peixinho dourado da escritora, sim. E valeu a pena.

Meme do  blog Happy Batatinha 

2 comentários sobre “Meme Literário de Um Mês | Dia 03

  1. Sujeito fã de Terry Pratchett tem minha simpatia imediata, pode me indicar qualquer coisa que leio, começo a desconfiar que fãs de Pratchett são tudo farinha do mesmo saco KKKKKK
    Ah não é opnião de qualquer blog que dá pra ler né? Eu a despeito de escrever um, tenho muito poucos blogs literários no meu leitor de feeds, gosto muito mais de acompanhar os blogs “não profissionais” até porque quando a pessoa posta outras coisas, mesmo que sejam sobre livros tu vais conhecendo melhor o tipo de leitor que ele e isso pra mim é fundamental.
    estrelinhas coloridas…

  2. Pingback: O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 03 » Happy Batatinha

Deixe uma resposta

