Meme Literário de Um Mês | Dia 10

Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Um, não, cinco – mas são sequências de uma série, então conta como um [/jogando verde]: os volumes já publicados em inglês da saga A Song of Ice And Fire [As Crônicas de Gelo e Fogo, no Brasil] do George R. R. Martin, que deram origem à série Game of Thrones/A Guerra dos Tronos. Aí você vai dizer: mas tem os três primeiros em português, Titia Batata.

Tem, mas depois do imbroglio da tradução eu tenho evitado qualquer coisa da editora que tem os direitos pro Brasil. Até o livro dos cadernos secretos da Agatha Christie preferi comprar em inglês porque a edição brasileira é da mesma casa. Não é uma edição espúria, porque pagaram pelos direitos da tradução; eu não tenho problema com a tradução portuguesa, já li alguns livros traduzidos lá e são ótimos – meu problema é com a aclimatação para o português brasileiro: fica esquisito, vira um Frankenstein.

Meu inglês não é tão afiado, mas prefiro arriscar com o original do que com o mundo desconhecido das traduções adaptadas.

Meme do  blog Happy Batatinha 

3 comentários sobre “Meme Literário de Um Mês | Dia 10

  1. curioso que se o livro for de papel, leio em inglês numa boa; mas na tela cansa um pouco (deve ser porque lembra trabalho, rs). Aí tenho aproveitado que os livros lá fora são baratinhos e comprado em inglês mesmo.

    Ainda não tive muita vontade de ler essa série do George Martin, mas comecei a ver Os pilares da terra ontem e parece ter o mesmo estilo, mas ambientado na Inglaterra medieval. Traições, assassinatos, ambição, uma beleza… Aí já viu, né? fiquei com vontade de ler o tijolão do Ken Follet. Quem sabe pro ano que vem…

    Beijocas!

  2. Pingback: O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 10 » Happy Batatinha

Deixe uma resposta

