Ajuda dos universitários | Ritos fúnebres alimentares em diferentes culturas

Este é o meu tópico de interesse, atualmente: como cada cultura trata os ritos fúnebres, mas especificamente por parte dos que estão vivos. Me interessa mais o que se serve no serviço fúnebre para aqueles que foram despedir-se do morto do que a comida colocada no túmulo do morto.

Por exemplo, eu não sabia que o primeiro alimento servido no funeral judaico é o ovo cozido; ou que deve evitar-se refeições de sete pratos na China se não for um velório; etc. No Brasil sei que é costume “beber o morto”, e sei que espetar o hashi na tigela de arroz só é aceitável em situação de luto.

Se você souber de sites que expliquem outros rituais alimentares em velórios e funerais me indique nos comentários, por favor?

[E em um livro da Agatha Christie ela disse que o rosbife é a carne dos funerais.]

2 comentários sobre “Ajuda dos universitários | Ritos fúnebres alimentares em diferentes culturas

  1. Naomi, vou te dar uma dica de leitura que talvez você vai achar interessante, pois trata justamente disso, “A Cidade Antiga”, de Fustel de Coulanges, uma obra fascinante, que fala de rituais fúnebres em proto-grupos sociais (famílias) pré-Grécia e Roma até a evolução para cidades posteriores. Um livro que deveria ser leitura obrigatória para estudantes de direito. Tem em pocket baratinho e tb. em download sem culpa, pois já é obra liberada, ok?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s