[Sons of Anarchy] Hands

Vou repetir algo que já comentei antes, mas vá lá: a gente está vendo a desgraça se aproximar, mas não consegue desviar os olhos.

Neste caso, parece que a desgraça é a destruição de Clay e do jeito que “previ” quando o DA Potter mostrou a cara: implodindo o Clube de dentro pra fora porque apenas assim pro cara ser derrotado. O que esta temporada veio construindo, porém, não foi a rachadura interna provocada pela entrada de SAMCRO no transporte de drogas ou na estratégia do Potter enredar Juice como informante – o que esta temporada fez foi isolar Clay daqueles que verdadeiramente comandam os acontecimentos.

Gemma será o pior inimigo de Clay. É irônico pensar que, no momento, o único aliado do presidente do Clube é Jax e isso só porque ele ainda não sabe da missa a metade. Tig e os outros quase não contam, não tem nenhum ali com carisma e liderança o bastante para ameaçar seu posto, que dirá a vida do cara. Mas Gemma é outra história completamente diferente. Eu sou fã confessa dela, com os erros e tudo, e devia saber que Clay só cairia quando ela decidisse.

E Gemma decidiu parar a escalada descontrolada do marido porque percebeu que, para salvá-lo, teria de sacrificar a família inteira. A confiança foi quebrada e essa era a ligação mais forte  entre o casal  – nem dava pra ser diferente depois que ele matou John, justificando que foi por ela. Mas ele mente desde o princípio, é o que as cartas deixam claro: Clay matou John por causa do negócio de armas  e deixou Gemma acreditar que foi por ela. Achei muito interessante a entrevista que Kurt Sutter deu à TVLine esclarecendo como essa quebra de confiança foi trabalhada no roteiro – não foi a promessa que ele fez e quebrou, não foi ordenar a morte da nora, não foi a surra em Gemma; isso tudo são apenas demonstrações do caminho escuro que ele tomou nesse ponto da vida.

É essa sutileza e essa complexidade que me atraem na série; na semana passada o que esqueci de dizer está relacionado a isso, de certa forma. Eu já comentei antes que cenas de tiroteio costumam me matar de tédio, acho uma encheção de linguiça, um recurso raso e preguiçoso [desisti do piloto de Grimm assim que o cara abateu a criatura com tiros de pistola]; porém, em SoA os tiroteios estão tão perfeitamente encaixados no contexto que nem ao menos percebo que houve troca de tiros, de tão mergulhada que fico na história. Fico até com a impressão que cenas de troteio acontecem raramente nesta série sobre traficantes de armas e de drogas e gangues de foras-da-lei.

Por enquanto Piney e Tara foram as principais vítimas dos ataques defensivos de Clay [só quem está familiarizado com futebol americano pra entender esse trem de  ‘ataque defensivo”, hehehe]. O ataque a Tara teve duas consequências que definiram o destino de Clay: a decisão que Gemma tomou de detê-lo e a outra ainda deve ser resolvida nos próximos episódios quando Tara e Jax descobrirem quem foi o mandante, porque aí as cartas deverão voltar à mesa.

É muita coisa, e ainda tem a questão do projeto imobiliário do Prefeito Hale. Não é à toa que o próximo episódio terá 90 minutos e a temporada terá um episódio a mais no fim.

Gemma Teller-Morrow: Clay can’t be saved. He’s not going down by law. He’s going to die… by the hand of a Son.

Blog legal em pt-br: Sons of Anarchy

Post relacionado
S04E01 Out
S04E02 Booster
S04E03 Dorylus
S04E04 Una Venta
S04E05 Brick
S04R06 With an X
S04E07 Fruit for the Crows
S04E08 Family Recipe
S04E09 Kiss

3 comentários sobre “[Sons of Anarchy] Hands

  1. A pior coisa que o Clay poderia ter dito a Gemma foi “vc não é membro do clube, é só uma old lady”. Agora ele vai ver a fúria dessa old lady. Go Gemma!

    Eu sempre achei o Jax muito bonito comparado com os outros do MC, mas nesse último episódio ele estava mais bonito que nunca, parecia uma luz no meio do cinza com preto. Dessa vez chamou atenção.

    Gente, ninguém foi ver o pai do Opie morto?? A bomba vai estourar ali.

    Palmas para o Agente Potter, por enquanto ele está fazendo a coisa direitinho. Por enquanto.

    • kaká, pensei a mesma coisa quando o clay “fechou a porta” na cara da gemma. ele já vem fazendo isso há alguns episódios, mas dessa vez foi definitivo.

      por enquanto só o clay, a gemma e o unser sabem que piney está morto. gente, o que eu ri com o unser montando a cena do crime…

      o potter é tudo o que a stahl sonhava ser mas não tinha competência.😆

  2. Pingback: [Sons of Anarchy] Call of Duty « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s