[Sons of Anarchy] Call of Duty

Tig para Clay: Do you know why you is losing this Club? Do you? Ain’t because of the drugs. It’s ’cause you crawl in there and you shut those doors and you lock all of us out.

A pessoa pensa assim: “ah, uma série de macho, testosterona rolando solta com aqueles cabra durão, tranquilo” e acaba de assistir ao episódio aos prantos, pior do que se fosse num filme com gatinhos doentes.

Call of Duty durou 59 minutos [contra os 42 habituais] e, de novo, foi um acerto de roteiro do início ao fim. Todas as subtramas tiveram seu quinhão e praticamente todos os personagens compareceram. Dentro da história da série, que mantém um nível otimizado de qualidade, acho que esse episódio foi um dos melhores.

Personagens que vinham atuando na sombra do plot envolvendo Clay e o transporte de drogas ganharam mais profundidade e individualidade desta vez. Tig, que eu amo, vinha sendo jogado pra escanteio não apenas por Clay, mas tinha episódio em que mal tinha uma linha de diálogo e agora definiu suas lealdades. Ele ama Gemma, mas não é isso que o define na série: é todo o conjunto de valores éticos e morais, embora distorcidos em algumas questões. Eu gosto como os personagens em SoA não são bidimensionais, como os conflitos não se extinguem em uma dualidade simplista de bem versus mal e de como essa complexidade é construída e sugerida, em vez de soletrada para o espectador.

A cena em que Tig entrega o patch de Sergeant in Arms pro Clay foi épica.

E demorou, mas finalmente a morte de Luann teve um encerramento. Isso foi quando, na primeira ou na segunda temporada? A gente sabia que foi o cara lá, mas eles só tinham a suspeita/certeza, sem ter confissão nem meios de provar. E  deixa eu te contar que já manjei o Bobby quando ele prometeu que não mataria  o Georgie depois que confessasse. E manteve a promessa! Pena que o bobão não arrancou essa jura dos outros também… Foi o momento de humor de um episódio tenso.

Margaret: What in God’s name happened?
Gemma: Flew my broomstick into a brick wall.

Wendy retornando foi algo que não previ, porém não é surpresa. Nenhuma situação nessa série fica tão ruim que não possa piorar e Tara vinha tendo um tempo sossegado demais com a ameaça de Clay pelas cartas e o atentado que destruiu sua mão. Nah, ela estava ficando acomodada já, era hora de acrescentar mais uma encrenca. ;)

Também saquei quando o Chucky atendeu a porta e disse que era o babá, embora confesse que achei que Wendy teria sua participação reduzida.

Às vezes me pergunto se Kurt Sutter criou essa série como uma declaração de amor pra esposa, porque todo mundo ama a Gemma. Eu nem fico com raiva dela porque ela não é nenhuma Mary Sue, a personagem tem força de caráter, move mundos e fundos pelos seus, está sempre pronta pra escutar e ajudar, ou para espancar alguém que ameace um dos seus… Ela faz por merecer essa devoção.

Este episódio quebrou uma sequência de episódios mais cerebrais centrados na lógica do presidente do Clube ao lidar com os eventos [e, em menor parte, nas estratégias do Promotor Potter] e concentrou-se no envolvimento emocional entre personagens [ou explosão emocional, no caso de Tara]. Quebrou minhas pernas. A demonstração explícita de amizade entre Chibs e Juice foi bem construída e eu adoro a maneira como tudo se desenrola ao longo de vários episódios. Assim como esses aspectos se desenvolvem ao longo da série, suas consequências também se fazem perceber por muito tempo depois do seu ápice.

Os membros remanescentes do Clube bebendo o Kozik [oh, my God, they killed Kenny!], Unser defendendo Gemma de todas as formas e expondo-se a ser a próxima vítima de Clay, tudo isso mexeu com minhas emoções. O que me derrubou mesmo foi Ope ao encontrar o corpo do pai: as transformações pelas quais o ator trabalhou em um espaço tão curto são notáveis, e o impacto que provocaram permaneceu por muito tempo depois que o episódio terminou.

Agora é esperar uma semana até o próximo, ó céus…

Clay: There’s nothing more dangerous than a man that already knows he’s dead.

Blog legal em pt-br: Sons of Anarchy

Post relacionado
S04E01 Out
S04E02 Booster
S04E03 Dorylus
S04E04 Una Venta
S04E05 Brick
S04R06 With an X
S04E07 Fruit for the Crows
S04E08 Family Recipe
S04E09 Kiss
S04E10 Hands

About these ads

2 comentários sobre “[Sons of Anarchy] Call of Duty

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s