Cinco filmes e um episódio especial de Natal

A Bruna Guerreiro comentou lá no Quarto Escuro dos filmes obrigatórios que ela revê todo ano, próximo ao  Natal – você sabe, a data, não a cidade – porque ela mora em Belém, a cidade em que Jesus nasceu.

Tá bom, parei com as piadinhas infames.

Em todo caso, ela listou A Felicidade Não Se Compra e O Conto de Natal do Mickey como os titulares absolutos e pede sugestões de outros filmes pra assistir na data. Eu também tenho uma listinha e resolvi compartilhar aqui no PdUBT, mas não repare na bizarrice das minhas escolhas. Ou repare, vá lá.

1 – Missão Especial de Natal [Hogfather, Inglaterra/2006]

Adaptação do livro de Terry Pratchett, conta como um grupo estranho de pessoas e outros seres tem de correr contra o tempo para salvar o Papai Noel [e, consequentemente, o Natal]. Para evitar que as crianças deixem de acreditar no velhinho, o próprio Morte assume seu lugar. Ele não leva muito jeito, por isso conta com a ajuda de um antigo mago. Entre as coisas que o Morte tem dificuldade em aprender está a entonação apropriada do HO HO HO.

Cabe a Susan, neta do Ceifador, resgatar o Papai Noel antes que o terrível [porém sindicalizado] assassino Mr. Teatime destrua o Natal de vez. É uma bela alegoria sobre o racionalismo extremo. Tem em DVD no Brasil, mas cortado. Se  encontrar as duas partes pra baixar é melhor. Meu post.

Trailer dublado

Link http://www.youtube.com/watch?v=m1etEdfQKTA

2 – O Estranho Mundo de Jack [The Nightmare Before Christmas, EUA/1993]

Com roteiro de Tim Burton, conta a história de Jack, rei de Halloweentown que descobre a existência do Natal. Ele tenta adaptar os costumes natalinos em sua comunidade mas, sem um conhecimento mais profundo dos simbolismos, o resultado nem sempre é o esperado.

O grande trunfo da animação é justamente esse: ao desmontar rituais que o espectador executa de forma automática, o faz repensar os significados desses rituais e contextualizá-los em sua realidade, além de enxergá-los sob um novo ponto de vista. Isso é o que Pratchett e Burton fazem melhor. É fácil de achar em DVD e costuma passar na TV.

Trailer legendado

Link http://www.youtube.com/watch?v=LuvdeINbNhM

3 – Tokyo Godfathers [idem, Japão/2003]

Animê japonês adaptado do faroeste norte-americano O Céu Mandou Alguém. e do mito dos Reis Magos. Na noite da véspera de Natal, três mendigos encontram um bebê abandonado nas ruas de Tóquio e partem numa jornada para devolvê-la aos pais. Vale lembrar que o Japão não comemora o Natal, lá nem mesmo é feriado.

O roteiro trata de generosidade, perdão, autoconhecimento e redenção, sem cair em pieguice ou proselitismo religioso. Há um bocado de humor, um tipo de humor seco mas que arranca gargalhadas, e tem momentos em que o choro é inevitável – recomendo manter uma caixa de lenços à mão. Tem em DVD e costumava passar no Animax antes de virar Sony Spin. Meu post.

Trailer em inglês

Link http://www.youtube.com/watch?v=7Q6mcx2qF4Q

4 – A Vida de Brian [Monty Python’s Life of Brian, Inglaterra/1979]

O melhor argumento para assistir a essa comédia: foi tachado como “blasfemo” e banido em diversos países. Não é o suficiente? Tá bom, toma essa: é do Monty Python, o grupo de humor ácido, crítico, inteligente e anti-iconoclasta inglês. O filme só pôde ser feito porque George Harrison [é, dos Beatles] investiu dinheiro na produção depois que o estúdio cedeu à pressão religiosa e retirou o financiamento.

O roteiro conta a vida de um israelense que nasceu no mesmo dia e a poucos estábulos de distância de Jesus. As trajetórias de ambos se encontram em diversos momentos, o que faz as pessoas confundirem Brian com o Messias. Não é exatamente um filme natalino e certamente não tem mensagem edificante, mas é obrigatório pra mim. Fácil de achar em DVD, na TV nem tanto.

Trailer em inglês

Link http://www.youtube.com/watch?v=yqSv9CLjAJ0

5 – O Grinch [How The Grinch Stole Christmas, EUA/2000]

Eu não gosto do Jim Carrey. O nome dele me é um repelente natural na hora de escolher filmes, mas eu gosto do Grinch, uma criatura verde e mal-humorada que detesta o Natal. A história se passa na Quem-lândia, a mesma do [filme] posterior Horton e O Mundo dos Quem, e é adaptado do livro do Dr. Seuss.

Assim como em três do dos quatro filmes anteriores, o roteiro se dedica a despertar o espectador da letargia, cutucando-o ao criticar comportamentos que levem ao consumismo. Ao mesmo tempo, também como em três dos quatro anteriores, traz a mensagem de que é errado julgar os outros pela aparência. Isso, e o fato de que a gente não vê a cara do Jim Carrey, ajudam a recomendar o filme. Tem em DVD e costuma passar na TV nessa época.

Trailer em inglês

Link http://www.youtube.com/watch?v=p1P_giB0TKg

Episódio Especial – Doctor Who: A Christmas Carol [Inglaterra/2010]

A série inglesa Doctor Who costuma exibir um episódio especial natalino todo ano. O de 2010 foi uma adaptação de Um Conto de Natal de Charles Dickens e pode ser visto mesmo por quem nunca nem ouviu falar na série – basta saber que envolve viagem no tempo.

O equivalente do personagem Ebenezer Scrooge coube a Michael Gambon [o Dumbledore de Harry Potter]. É engraçado, é emocionante, é exigente com o espectador, é indispensável. Não tem em DVD no Brasil e não passa na TV tampouco, mas quem tem os meios se vira e encontra.😉

Trailer em inglês

Link http://www.youtube.com/watch?v=4bEOrsJkijE

E tu, quais são os seus obrigatórios natalinos?

Atualização: a lista da Cristine Martin no Rato de Biblioteca.

A lista da Samantha Shiraishi no A Vida Como A Vida Quer.

10 comentários sobre “Cinco filmes e um episódio especial de Natal

  1. acho que dai, so vi monty pythons e a tanto tempo que nem me lembro, a e um pedaço do grinch na cadeira de um consultorio. mas para mim, dois filmes sao lindos, apesar de nao gostar muito do tema de natal, o expresso polar e um antigo, milagre na rua 34!

  2. Hum, adoro O Estranho Mundo de Jack, acho que tb reverei este ano… O Grinch e o Hogfather não vi, fiquei interessada (eu gosto um pouco do Jim Carrey, mas prefiro ele “não engraçado”, tipo no Truman Show ou no Brilho Eterno). Acho que vou adorar Tokyo Godfathers! Contra todas as previsões, eu acho O Mundo de Brian meio chato. Não me mutilem, pliz. Eu não gostei muito, mas sou limpinha.

    A propósito das piadas do início do post, será que consegues imaginar o que é, para uma criança, passar os primeiros natais em Belém? A confusão mental? Eu tinha certeza que Jesus tinha nascido aqui! “Pobrezinho, nasceu em Belém”. ô, coitado, né? hahahaha!

  3. Pingback: Rato de Biblioteca » Blog Archive » Filmes de Natal

  4. Nossa o “O Estranho Mundo de Jack” até hoje me fascina e sempre que chega essa época, se eu estiver livre, assisto novamente. É realmente muito bom.
    Já o Grinch nunca me cativou muito…

    Esse “Tokyo Godfathers” parece ser interessante. Assim que tiver um tempinho livre vou tentar assistir.

Deixe uma resposta

