Meme Literário 2013 | Dia 7

meme3

Dia 07 – Qual o autor favorito – aquele que você gostaria de ler a obra completa (se já não o fez)?

Como diria George Takey: “Eay Myyy!” 😀

Esta é a pergunta mais difícil até agora.

Agatha Christie – há algo na obra policial da Duquesa da Morte que me atrai: acho que é a abordagem humana. Seus livros não são sobre o intelecto superior de Poirot, são sobre as pessoas. Seu foco não é a personalidade do criminoso, é a da vítima. Como Doctor Who explicou no episódio The Unicorn and the Wasp, Agatha entendia as pessoas, esse era o seu grande dom. Dela já li todos os policiais, faltam os romances sob pseudônimo.

– Bem, meu querido, a natureza humana é a mesma em toda parte. Naturalmente uma pessoa tem oportunidades de observá-la mais de perto, numa vila. [Os Treze Problemas]

Terry Pratchett – este escritor inglês usa a sátira para desmontar a moderna vida em sociedade de uma forma tão mordaz que, muita vez, já me peguei mudando alguns hábitos por causa de alguma coisa que Sir PTerry escreveu. Ele arranca gargalhadas, faz chorar, cria personagens a quem o leitor se apega, faz questionar… Dele pretendo ler tudo, não cheguei à metade ainda.

Mortimer se interessava por uma porção de coisas. Por exemplo, por que os dentes das pessoas se encaixavam uns nos outros com tamanha perfeição. Ele já passara muito tempo pensando sobre isso. Também havia o enigma de o Sol nascer durante o dia, e não à noite, quando a luz se mostraria vantajosa. Ele conhecia a explicação clássica, que de alguma forma não parecia satisfatória.

Em resumo, Mortimer era uma dessas pessoas que são mais perigosas do que um saco cheio de cobras: estava decidido a descobrir a lógica subjacente ao universo. [O Aprendiz de Morte]

Sobre o Meme Literário de Um Mês Quarto Escuro [link]

6 comentários sobre “Meme Literário 2013 | Dia 7

  1. Como você li TUDO de Agatha Christie. Mas li também todas as obras de Barbara Pym, Penelope Lively, José de Alencar e Machado (inclusive a poesia). Mas são só esses. São poucos os autores que não me decepcionam depois de alguns títulos lidos… ficam previsíveis… Boa pergunta!

Deixe um comentário