Livros infantis

Titia Batata tem uma sobrinha em idade de alfabetização que pede livros de presente. *Orgulho de titia!*

Capa do livro A Bela Adormecida, da coleção Para�so da Criança, EdelbraQuando ela tinha uns 4 anos enviei vários títulos da coleção Paraíso da Criança, da Edelbra. São contos de fada universais e lendas do folclore brasileiro: O Patinho Feio, Chapeuzinho Vermelho, A Cigarra e A Formiga, A Bela Adormecida, A Galinha Ruiva, Negrinho do Pastoreio, João de Barro, Pequeno Polegar, Pinóquio, Saci-Pererê, em textos bem curtinhos. O que eu achei diferente e legal nessa coleção foi a apresentação: as histórias são contadas com bonecos de pano e cenários de madeira e papelão, tudo muito caprichadinho.

Capa do livro O Gênio e As Rosas, de Paulo Coelho e Maur�cio de SouzaOutro livro que ela adorou foi O Gênio e As Rosas, com histórias adaptadas de Paulo Coelho ilustradas por Maurício de Souza, com a Turma da Mônica. Isso nem foi surpresa porque desde que ela mal sabia falar já ficava pedindo: “site da mônca! site da mônca!”, pra pintar as telas. Outro site favorito nessa idade era o Pumpkins [até eu viciei nos filminhos, hehehe…]. Mas, voltando ao livro, as historinhas são fofas e engraçadas.

Capa do livro Meu 1º Larousse das CuriosidadesPara o aniversário de 7 anos dela foi o Meu 1º Larousse das Curiosidades, da coleção Larousse Junior. Eu acho que que a essa altura já tinha passado a fase dos “por que?”, mas nunca é demais ter um livro tipo enciclopédia, com respostas rápidas para perguntas do tipo “como o avião voa?”, “como é feito?”, etc. As ilustrações são coloridas e chamativas e os verbetes muito interessantes. O legal é que as informações são uma espécie de hors-d’oeuvre, criam o desejo por saber mais.

Capa do livro Lendas Brasileiras para Jovens, de Lu�s da Câmara CascudoTambém nos 7 anos foi Lendas Brasileiras para Jovens, que eu acho que é para uma faixa etária maior, a partir de 11 anos, por exemplo. É uma compilação feita por Câmara Cascudo das lendas folclóricas de norte a sul do país – literalmente: começa com a amazônica Cobra Norato e termina com a gaúcha Negrinho do Pastoreio. Aquela corrente que defende a higienização das cantigas e contos infantis deve arrancar os cabelos com estas lendas. Para Jovens é uma versão enxuta do livro Lendas Brasileiras.

Capa do livro Meu Primeiro Dicionário Ilustrado Capa da Bìblia Ilustrada da Criança
Meu Primeiro Dicionário Ilustrado e a Bíblia Ilustrada da Criança, ambos de Ubiratan Rosa, da Editora Rideel, já estão em casa mas ainda falta despachar. A Bíblia foi ela quem pediu…

Capa do livro Tipo Assim, Clarice BeanCapa do livro Eu Nunca Vou Comer um Tomate
Outros dois que aguardam viagem até as mãos de sobrinha são Eu Nunca Vou Comer um Tomate [que, confesso, me ganhou pelo título] e Tipo Assim, Clarice Bean, ambos da autora Lauren Child. Nunca vou comer é de uma série que, me contaram, foi adaptada para desenho animado e passa na TV Cultura e no Discovery Kids. Clarice Bean também é uma série e o que eu gostei nesse volume especificamente foi a sinopse:

A vida de Clarice não é moleza. Além de um vizinho mala-sem-alça e uma colega supermetida, ela precisa aturar uma professora azeda que está sempre no pé dela. E pior: que desaprova seus favoritos e divertidíssimos livros de detetive. Agora Clarice precisa fazer um trabalho e provar o que ela aprendeu com essas leituras. Mas isso parece tão difícil como resolver um mistério…

CDs Tabuada cantada, 3 vol.No mesmo pacote vai uma coleção com 3 CDs da Tabuada Cantada, pra ajudar a gostar de matemática, aquele bicho-papão dos pequenos estudantes [e dos médios, dos grandes…]. Está à venda no catálogo da Avon por R$6,00 cada, no ciclo 08/2008.

As faixas são:
Cd 1:
1-tabuada cantada do zero
2-tabuada cantada do um
3-tabuada cantada do dois
4-tabuada cantada do três
5-quem sabe o que é zero?
6-onde mora o número um?
7-com nós dois ninguém pode?
8-meu querido três
9-um, dois, três indiozinhos
10-o que é o que é menos mais vezes de pé

Cd 2:
1-tabuada cantada do quatro
2-tabuada cantada do cinco
3-tabuada cantada do seis
4-lembrando mais uma vez
5-os cinco porquinhos
6-seis que sabem mais
7-o pato quatro que contava bem
8-a matematica do amor
9-professor sabe tudo
10-quanto é que é?

Cd 3:
1-tabuada cantada do sete
2-tabuada cantada do oito
3-tabuada cantada do nove
4-tabuada cantada do dez
5-sete vezes sete
6-oitenta e nove rock and roll
7-nove horas tic, tac
8-somos mais que nota dez
9-quem tem medo de matemática
10-meu amigo contador

Imagem do livro Algum DiaA Suzana indicou Algum Dia, de Peter H. Reynolds e Alison Meghee.

Outra pessoa indicou a série de livros de detetive Gisela, da escritora Gladis N. Stumpf González – problema é que está fora de catálogo faz tempo, é difícil de achar até em sebos.

Alguém tem mais dicas de livros legais para uma garotinha de 7-8 anos?

18 comentários sobre “Livros infantis

  1. Eu quer o tabuada cantada! Humpf!
    Preciso arrumar uma vendedora da Avon!

    Adorei as indicações de livros. Carolzinha já tem montões. Ela adora ir na Livraria Cultura, sentar no dragão de madeira e ler histórias.

    si, vendedora da avon é a coisa mais fácil de achar aqui no meu canto… só na rua que moro tem 3! em casa mesmo tem uma. se não encontrar aí [coisa altamente improvável] me avisa.
    😉
    nãssa, se eu fosse na cultura ou na saraiva acho que pirava… em livraria de 1 porta já fico doida!

    • Gente eu vim do futuro rs, estou em 2019 tive esse cd, mas acabei perdendo nunca imaginei que viraria professora dez anos depois de comprar ele, se alguém tem por favor alguem que veja meu comentario me da uma luz, ja falei ate com a avon, não consigo achar pra download e nem no youtube e as tabuadas cantadas que acho não são boas, não são tao legais, ajudem uma pedagoga principiante.

  2. Menina, Mariana faz 5 anos em dezembro, portanto, somos nós que lemos pra ela. Ela já conhece a maioria dos clássicos infantis e adora as versões da Disney. Também adora a Turma da Mônica e Charlie e Lola, que não perde por nada na Discovery Kids; de livro deles ela tem Eu não quero dormir agora, recomendo!

    Beijo.

    mariana já vai fazer 5?? menina, como o tempo passa rápido… vou marcar a dica do ‘eu não quero dormir agora’ pra próxima viagem, brigada!

  3. “O tesouro das cantigas de roda”, volumes I e II.
    “Canta e dança”, da Brinque-book (aliás, quase tudo da Brinque-Book é maravilhoso)
    “Deus”, Bia Bedran (é divertidíssimo)
    “As rosas inglesas”, Madonna (é bem menininha, é bonito e tem dois volumes, agora)
    “Dicionário do Pequeno Rebelde” (esqueci o autor, é da Rocco) – vai sair agora o outro volume, algo como “Minha mãe já foi menina”.

    Vou fazer enquete com minha filhota (8 anos) e depois posto aqui.
    Bjs

    suzana, brigadíssima! dicas devidamente anotadas também…
    😉
    eu tava mesmo em dúida sobre o livro da madonna, coloquei no carrinho 2 vezes e depois excluí, não tinha certeza se era bom. se vc abaliza, vou providenciar!

  4. Suzana, não sei se foi o livro que inspirou o desenho, mas suspeito que foi o contrário, apenas suspeito. Porque na verdade não é um livro e sim pequenos livros que contam fielmente alguns episódios da série. É inglesa, salvo engano.

    Beijo.

  5. Não sei se devo indicar pqe Clara é meio fora de faixa etária, lê livrão!

    Tem 9. Leu HP todo, né?

    Mas ela gosta de Joody Moody. Agora tá lendo muito Coleção Ediouro, td semana é um da escola.

    E eu tô lendo (kkk) “Tudo depende de como vc vê as coisas”, de Norton Juster, uma viagem esse livro. Mas tb é grandão.

    sweet, clarota é ponta firme! o que ela falar que é bom eu levo fé. [e eu é que tou com vontade de ler judy moody, hehehe…]
    gostei do título do livro do norton, vou procurar!
    bjão pra tu.

  6. Pingback: Livros Infantis « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  7. Site bonitim. É a primeira vez que venho aqui. Gostei dos “spoilers” ( kkk ) e das críticas da autora deste bloguinho. Recomendções aprovadinhas e vou querer ler ao comprar na minha livraria ‘esperta’ de sempre. Vou voltar mais vezes, mas não sou uma vendedora da Avon não! LOL! Que bacaninha tudo aqui…miau!

Deixe um comentário