Senbei/Sembei

Sembei

Sembei

— Você quer um sembei?

— O que é “sem bê”?

— É um biscoito.

— Ah, então é “iscoito”, né?

Fala a verdade, você que é descendente de japas, quantas vezes cê ouviu essa piadinha? Mais grave ainda, quantas vezes cê já fez essa piadinha? É pior que a do “é pavê ou é pa comê”, sério mesmo. 😆

Sembei é um biscoito doce que lembra bastante do biscoito da sorte chinês ou do biju crocante, feito com farinha de trigo ou de arroz, maisena, açúcar, ovos e óleo ou água de flor de laranjeira. Pode conter grãos de gergelim, amendoim picado, ou cobertura de glacê de açúcar com gengibre.

Nunca experimentei sembei feito em casa, fui procurar receita e encontrei essa aqui, bem explicadinha, que serve também pro biscoito da sorte. Não testei ainda. Tem muita marca disponível no mercado, umas gostosas, outras nem tanto – além do mais, o conceito de gostoso varia de pessoa pra pessoa, nué?

O importante é que se trata de um ocupador de boca não-calórico, não gorduroso, até que barato [um pacote de 280g varia de R$4,00 a R$10,00, dependendo da composição, marca, essas coisas], ideal pra consumir com chá, café ou chocolate no inverno, ou até a seco.

E eu adoro comida que faz barulho. *crunch crunch crunch*

Tem os sembei salgados também, mas deles falamos depois.

8 comentários sobre “Senbei/Sembei

  1. Putz, sembei é bom demais…e sério mesmo que é não-calórico? Muito bom saber disso. Aqui do lado de casa tem um mercadinho que só vende coisas japonesas, como pacotões de sembei, mandiu de fabricação própria e bento (na hora do almoço tem fila de gente pegando os pratinhos pra almoçar). Acho que vou lá daqui a poquim pegar um pacote de sembei…

  2. Adoro, adoro!
    Pra mim esses biscoitos têm “gosto de infância”, eu comia sempre, o bom de morar em cidade que tem muito japa é que essas coisas gostosas são fáceis de achar. Adoro sembei, sushi, tofu, só não sou muito fã de misso-shiro. E sei comer com hashi! 😉

    Ah, e nunca ouvi essa piadinha, por incrível que pareça. Em compensação, a do pavê… 😦

    Não sabia que não era calórico, mais um motivo pra gostar dos biscoitinhos barulhentos…

    Beijocas!

  3. Pingback: Tweets that mention Senbei/Sembei « Pensamentos de Uma Batata Transgênica -- Topsy.com

  4. Pingback: Senbei/Sembei « Pensamentos de Uma Batata Transgênica – biscoito

Deixe um comentário