Desafio #7links: o que seu blog tem de melhor

Vi desafio no A Vida Sem Manual da Patrícia Daltro, depois no Rato de Biblioteca da Cristine Martin, no IdeiaFix do Frank Toogood e no Depokafé do Henderson Bariani.

O autor da ideia é o Darren Rowse do ProBlogger e foi trazida para os blogueiros brasileiros pelo Marcos Lemos do Ferramentas Blog.

O desafio consiste em criar um post que cite sete links do seu blog (ou de outros), conforme as categorias abaixo. Além de ser divertido e uma boa auto-análise no seu blog, é uma boa maneira de divulgar posts legais e mais antigos. Ou seja: é bom para todo mundo.

Demorei um pouco porque são 9 anos e mais de 1500 posts pra escolher apenas seis.

1) O primeiro post do meu blog
Criei o blog por sugestão e incentivo do Alexandre Inagaki; ambos éramos colunistas do e-zine 700km e antigos frequentadores da sala de bate-papo PC1 no UOL. O PdUBT está em sua terceira casa: publiquei meu primeiro post no Blogger.com, lar do Blogspot. Era um spam que havia recebido no dia 3 de setembro de 2001: Das coisas que pipocam na minha inbox. Depois o blog ganhou domínio próprio mas continuei usando a ferramenta de publicação do Blogger [e não me lembro quando foi isso…]. No dia 30 de janeiro de 2008 larguei mão do Blogger e do domínio, caus que o host não dava suporte a PHP, e vim de mala e cuia pro WordPress. O primeiro post desta fase é Opa, cadê? sobre um salgadinho Ebicen.

2) O post que mais gostei de escrever
Foi um desafio do Henderson, do Depokafé: escrever a minha biografia no estilo enciclopédico. E se eu estivesse na Wikipedia gerou muitas participações de blogueiros e foi bem divertido.

3) Um artigo que gerou um bom debate
Sem dúvida é o post sobre o ator de fotonovela Franco Gasparri. É o post campeão de acessos e de comentários, e que mantém uma boa média de visitas até hoje, ao contrário de posts que só têm um pico na publicação ou quando o filme é exibido [caso de Dirty Dancing – Ritmo Quente].

4) Um artigo de outro blog que eu gostaria de ter escrito, e do qual gostei muito
Alguns podem pensar que é troca de gentileza, mas não é [é inveja mesmo :P]: Gattaca da Cristine Martin. Eu tenho dois rascunhos esperando há anos que os finalize, um sobre o filme O Quinto Elemento e outro sobre Gattaca. Quero dizer, agora tenho só um.

5) O meu artigo mais útil
Eu costumava postar dicas informáticas e internáuticas, mas não citarei estes posts. Um dia um cara que conheço na Vida Real me chamou de lado para dizer que recusou um cliente depois de googlar o nome do sujeito e encontrar referências ruins sobre ele no PdUBT. Algum tempo mais tarde acabei por excluir o tal post [responsabilidade jurídica premia os bad guys], mas considero que foi de uma baita utilidade para miguxo.

6) O post com o melhor título que já escrevi
Gosto de “O Assassinato Retrospectivo“, título da minha tentativa de escrever um conto policial [dividido em cinco posts]. A execução carece de drama, suspense e mistério, mas o título ficou legal.

7) Qual o post que eu gostaria que as pessoas tivessem lido mais (tivessem dado maior importância)
Da fase WordPress é um bem recente: Doc | Murderball – Paixão e glória, sobre para-atletas [tem hífen?] que praticam rugby em cadeira de rodas. O documentário estreou ou vai estrear no Telecine, mas nem assim cai gugonauta no post. A sorte é que não escrevo pra paraquedista, e sim pra você e pra mim. Neste caso de Murderball mais para mim, ao que parece. 😉