Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também]

Pensei que não conseguiria, mas com uma ajuda do Skoob tenho um registro praticamente completo do que li em 2009 – foi  uma boa média, pouco mais de um por semana. Claro que teve uns que dei cabo em duas horas e outros que consumiram semanas, mas é pra isso que serve a média, nué? 😉  Tenho a sensação que esqueci de marcar uns ebooks e livros de estudo. Se esqueci, são águas passadas. Vamos em frente.

Começando pelos cinco livros de que mais gostei em 2009 em ordem cronológica de leitura [o link leva ao respectivo post em que comentei o livro]:

Morto Até O Anoitecer e Dead Until Dark [li ambos] – Charlaine Harris

minúsculos assassinatos e alguns copos de leite [idem] – Fal Azevedo

A Vida Secreta das Abelhas [Secret Life of Bees] – Sue Monk Kidd

Como Água Para Chocolate [idem] – Laura Esquivel

The Undead and Philosophy – Chicken soup for the soulless [idem] – Richard Green e K. Silem Mohammad

Agora a lista dos livros lidos que nem estão no Top5 nem no Bottom3, em ordem quase cronológica [preferi agrupar os de mesmo autor, mesmo que os tenha lido ao longo do ano]:

  1. Living Dead in Dallas – Charlaine Harris
  2. Club Dead – Charlaine Harris
  3. Dead to the World – Charlaine Harris
  4. Dead as a Doornail – Charlaine Harris
  5. Definitely Dead – Charlaine Harris
  6. All Together Dead – Charlaine Harris
  7. From Dead to Worse – Charlaine Harris
  8. Dead and Gone – Charlaine Harris
  9. A Touch of Dead – Charlaine Harris
  10. My Big, Fat Supernatural Wedding – Charlaine Harris
  11. Shakespeare’s Landlord – Charlaine Harris
  12. Túneis – Roderick Gordon, Brian Williams
  13. O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini
  14. A Lição Final – Randy Pausch
  15. As Belas Coisas, Que É Do Céu Contê-las – Dinaw Mengestu
  16. O Signo dos Quatro – Sir Arthur Conan Doyle
  17. Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
  18. A Room With A View – E. M. Foster [review]
  19. Jane Eyre – Charlotte Brontë [em inglês]
  20. Mil Mágicas – Diana Wynne Jones
  21. Jogando Por Pizza – John Grisham [review]
  22. House e a Filosofia: Todo mundo mente – William Irwin [review]
  23. Matrix: Bem-Vindo ao Deserto do Real – William Irwin
  24. Os Beatles e a Filosofia: Nada que você pense que não possa ser pensado – Michael Baur e Steven A. Baur [review]
  25. Metallica e a Filosofia: Um curso intensivo de cirurgia cerebral – Willim Irwin [review]
  26. Buffy – a caça-vampiros e a Filosofia: Medos e calafrios em Sunnydale – James B. South
  27. Tentativas, atentados e assassinatos que estremeceram o mundo – Stephen J. Spignesi [review]
  28. The Bedside, Bathtub & Armchair Companion to Agatha Christie – Dick Riley (Editor), Pam McAllister (Editor)
  29. O Silmarillion – J. R. R. Tolkien
  30. Mundo Sem Fim – Ken Follet
  31. Gatos, Fios-Dentais e Amassos – Louise Rennison
  32. Hotel Paradise – Martha Grimes
  33. E Não Sobrou Nenhum – Agatha Christie
  34. Jonathan Strange & Mr. Norrell – Suzanna Clarke
  35. Elite da Tropa – Luis Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel, André Batista
  36. Lula É Minha Anta – Diogo Mainardi
  37. O Laboratório dos Venenos: A indústria do assassinato político na Rússia de Lenin a Putin – Arkadi Vaksberg
  38. uma dúzia de Barbara Cartlands, Julias, Sabrinas e Biancas

Não anotei as releituras exceto por Jane Eyre [porque desta vez li no original] e por E Não Sobrou Nenhum [porque é tradução nova]. E não li nenhum novo de Terry Pratchett – decerto é por isso que tenho esta sensação de incompletude…

E, enfim, os três piores:

A Cabana – Carla Neggers
O Guardião – Dee Henderson
Eu Mexi no Seu Queijo – Darrel Bristow-Bovey

As listas do pessoal
do André Gazola
Bruna Guerreiro
da Deh Capella
do Frank
do Henderson [Top5]
da Kaká
do Luís Eduardo Matta
da Mica

[Se você também fez a sua lista, me grita que adiciono aqui!]

E por falar em leituras, tem um artigo legal no site Vooz a respeito do programa federal “Mais Cultura”:

Machado de Assis, Milton Hatoum, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Isabel Allende, José de Alencar, entre outros tantos, seguem de caminhão neste fim de ano numa longa e diversificada jornada rumo a quase 400 municípios brasileiros distintos e distantes uns dos outros, mas próximos pela carência de um importante instrumento de Cultura: a biblioteca. [Vooz, 26/12/09]

Eu chorei com o depoimento da jovem leitora Jéssica.

Wayne Gooderham, do The Guardian, estabeleceu cinco resoluções de leitura para 2010 que achei interessantes:

1. Balancear a leitura entre romance, não-ficção e volumes de contos;
2. Ler livros novos, isto é, que não leu antes. Não reler dois livros em seguida;
3. Ler mais ficção contemporânea;
4. Procurar no dicionário as palavras desconhecidas e não pular páginas. Ler mais devagar;
5. Ler autores que não costuma ler mas que acha que deveria.

E ele quebrará uma resolução feita em 2009 de ler todos os livros que começar até o fim: se ele não estiver gostando da leitura, deixará de lado já que a vida é curta demais.

Of course, first and foremost, reading should be a pleasurable activity. Therefore, the whole point of my Reading Resolutions is to make me a better reader (thereby increasing my reading pleasure and the pleasure I get out of life, and so on). [The Guardian, 01/01/10]

Já o Rodrigo Stulzer, do blog Empirical Empire, listou 10 dicas para ler mais livros por ano que achei bem interessantes. A que vou me apegar mais é a do registro: além do Skoob, adotarei o caderno também – comprei um do Harry Potter apenas para esse fim. 😆

No final do ano a gente descobre se mantive a disciplina.

Uma outra forma de manter a leitura em dia é participar de iniciativas como o Desafio Literário 2010. Aliás, no blog do Desafio tem diversas ferramentas pra ajudar no projeto, como uma Ficha de Leitura, planilha de planejamento pessoal, etc. Valeu pela dica, Cristine! Como eu não me inscrevi, apenas ficarei de olho nas resenhas [vi que escolheram alguns livros que já li, é legal comparar impressões].

Posts relacionados
Letrinhas no balanço – livros lidos em 2007
Top5 livros lidos em 2008

18 comentários sobre “Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também]

  1. Puxa… minha lista de 2009 infelizmente não tem 2 dígitos. No momento, tento começar as férias tirando o atraso: leio “O Símbolo Perdido”, de Dan Brown, e “A Cabana”, concomitantemente. Mas no primeiro caso me faltam os mapas… 🙂

    Te mando a minha lista de 2009 em breve.

  2. De nada, Naomi! 🙂

    Ih, não marquei tudo o que li em 2009, acho que vou ficar devendo a lista. Mas prometo que no fim deste ano faço a lista direitinho, titia Batata.

    Já comecei o primeiro livro do Desafio, e além deles, vou anotar tudo o que ler este ano; já que a gente mantém disciplina no trabalho, por que não também no lazer? Além do que, fica mais fácil lembrar mais tarde o que se leu.

    Beijocas!

  3. Jura que você não gostou de A Cabana?
    Já vi depoimentos favoráveis, por isso pensei nele para minha amiga secreta.

    Ando na fase dos filmes, séries e vídeos, em inglês com legendas em português.
    Exige de mim atenção redobrada, pois no trabalho usamos muito conversar em inglês e escrever em português.
    Para mim é estimulante!

    Interessante que observei que você gosta de ler os livros que criticam os de ficção.
    Também gosto de fazer isso.
    Pelo menos mais dois livros – um contra e outro a favor – além do escolhido.
    😉

  4. Em 2009 eu li quase nada. Estava completamente sem tempo 😦 E o pior é que a lista de livros é quase toda de literatura juvenil, hehehe.
    O que eu li (estão na ordem, menos os da Charlaine Harris que eu tinha esquecido de anotar e acrescentei depois):
    01) O Testamente – Eric Van Lustbader
    02) Dream Chaser (da série Dark Hunters) – Sherrilyn Kenyon
    03) Acheron (da série Dark Hunters) – Sherrilyn Kenyon
    04) O Último Templário – Raymond Khoury
    05) The Host – Stephenie Meyer
    06) Nightwatch – Sergei Lukyanenko
    07) Gossip Girl – As Delícias da Fofoca – Cecily Von Ziegesar
    08) Anjos e Demônios – Dan Brown
    09) Blood and Chocolate – Annette Curtis Klause
    10) One Silent Night (da série Dark Hunters) – Sherrilyn Kenyon
    11) A Terra das Sombras (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    12) Arcano Nove (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    13) Reunião (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    14) Hora mais Sombria (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    15) Assombrado (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    16) Crepúsculo (da série A Mediadora) – Meg Cabot
    17) Morto até o Anoitecer – Charlaine Harris
    18) Living Dead in Dallas – Charlaine Harris
    19) Club Dead – Charlaine Harris
    20) Dead to the World – Charlaine Harris.

    Eu também comecei 04 livros, mas estou com os 4 pela metade (sabe quando a coisa não vai para a frente? Pois é…)
    – Let the Right One In (John Ajvide Lindqvist)
    – O Último Merovíngio (Jim Hougan)
    – A Primeira Regra do Mago (Terry Goodkind)
    – Atlantis (David Gibbins)
    Mas pretendo terminar os quatro o mais breve possível. Atlantis (eca, horrível!) estou quase acabando. Faltam só 70 páginas. Let the Right One In eu adoro, mas é uma leitura muito pesada e em inglês, o que está me atrasando. O problema com A Primeira Regra do Mago é que está no notebook e isso me distrai. Já o Último Merovíngio a dificuldade é que não tive empatia com nenhum personagem ali, então para mim tanto faz se o cara morre ou alcança o seu objetivo (ou seja, o livro está indo a passos de tartaruga).
    No final de 2009 eu também comecei Emma e as Seis Mulheres de Henrique VIII, mas a total falta de tempo me fizeram parar. Recomeçarei em algum ponto mais apropriado deste ano.

  5. Santo skoob que apareceu na minha vida. No ano que passou deu para ficar em dia com a leitura, em média um por semana. A maioria lidos no celular, embora eu prefira sentir o cheiro do livro, usar marcadores bonitinhos, mas já que não tem tu vai tu mesmo.

    • Ano passado li tão pouco justamente pq meu mp4 estragou. Prefiro ler o livro em papel mesmo, mas o tempo não o permite. Chego em casa muito tarde, já exausta, e no notebook é desconfortável e sempre aparece algo para eu fazer 😦

      Um livro por semana em média? Ahhh….sonho de consumo….mas para isso teria que parar de assistir série, filme e resenhar -_-. (ou trabalhar meio período, hehehe)

  6. Pingback: Top 5 livros lidos em 2009 « Ideia Fix

  7. DICA…..Livro A Ordem é Amém de John Chelh, eu acabei de ler e achei incrivel espero que gostem!

    sinopse:
    Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

    ele esta no site:

    http://www.seteseveneditora.com.br

  8. Pingback: Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  9. Pingback: Meme | Retrospectiva Literária 2011 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário