Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3

Hora de fazer o balanço das leituras do ano. Em 2010 mantive uma média aceitável [mais ou menos um livro por semana] entre novos e releituras. Aliás, desta vez eu anotei as releituras, coisa que não fazia antes, por um motivo: comecei a ler melhor. Não que os livros que li em 2010 sejam melhores do que dos anos anteriores, mas que estou lendo mais criticamente e com mais atenção. Continua sendo um passatempo prazeroso, na verdade ainda mais do que antes. Abandonei bem menos livros do que costumo e mesmo esses eu considero mais uma pausa* do que um abandono.

* Dom Quixote, aquela edição cheia de notas de rodapé da tradução.

Esse “ler melhor” foi consequência do Desafio Literário by Romance Gracinha, sem dúvida. Tirei livros encostados na estante e tive de procurar livros fora da minha zona de conforto, exercitar a disciplina e ativar o modo crítico na leitura. Fiquei tão entusiasmada com o resultado que não apenas renovei minha inscrição em 2011, mas também me cadastrei no Desafio de Férias e em dois clubes de leitura.

Mas isso é futuro, voltemos à retrospectiva. Neste post eu atendo à proposta da Angélica Roz do blog Pensamento Tangencial. Ela elaborou uma lista de categorias para que cada participante indique o seu preferido de 2010, de modo a formar um espécie de rede de dicas de leitura para 2011 de acordo com as preferências de cada um. São 16 livros nessa lista. Depois tem mais 41 livros que li/reli no ano passado e que não entraram nos 16 – somando tudo, portanto, li/reli 57 livros em 2010 [58 se contar um técnico].

Depois dessas duas listas vem meu Top 5 e o Bottom 3, e os links pras listas dos amigos. Se a sua não estiver ali grita nos comentários. 😉

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2010

  1. O livro infanto-juvenil que mais gostei: Avalon High, de Meg Cabot

  2. A aventura que me tirou o fôlego: O código dos justos, de Sam Bourne

  3. O terror que me deixou sem dormir: Dead in the family, Charlaine Harris [tecnicamente não é terror, mas é o que chega mais perto na minha lista]

  4. O suspense mais eletrizante: Hotel Paradise, de Martha Graham

  5. O romance que me fez suspirar: Romancing Mr. Bridgerton, de Julia Quinn

  6. A saga que me conquistou: A filha da fortuna, de Isabel Allende

  7. O clássico que me marcou: Matadouro 5, de Kurt Vonnegut

  8. O livro que me fez refletir: Small gods, de Terry Pratchett

  9. O livro que me fez rir: Obrigado, Jeeves, de P. G. Wodehouse

  10. O livro que me fez chorar: Dewey, Um gato entre os livros, de Vicky Miron

  11. O melhor livro de fantasia: Hogfather, de Terry Pratchett

  12. O livro que me decepcionou: Confissões de um yakuza, de Junichi Saga

  13. O(a) personagem do ano: Maria Moura de Memorial de Maria Moura, de Raquel de Queiroz

  14. O(a) autor(a) revelação: Marcelo Batalha [Abrangência]

  15. O melhor livro nacional: Auto da compadecida, de Ariano Suassuna

  16. O melhor livro que li em 2010: The Folklore of Discworld, de Terry Pratchett


Plano Nacional de Leitura – José Pacheco Pereira [Portugal]


Link http://www.youtube.com/watch?v=9julcRkGBs4

Outros títulos lidos/relidos em 2010:

  1. Hickory dickory dock – Agatha Christie
  2. Desenterrando o passado – Agatha Christie
  3. Agatha Christie A to Z – Dawn Sova
  4. Café preto – Agatha Christie
  5. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie
  6. Morte no Nilo – Agatha Christie
  7. Morte na praia – Agatha Christie
  8. Treze à mesa – Agatha Christie
  9. A maldição do espelho – Agatha Christie
  10. A tetemunha ocular do crime – Agatha Christie
  11. Um passe de mágica – Agatha Christie
  12. Cai o pano – Agatha Christie
  13. The fifth elephant – Terry Pratchett
  14. Thief of time – Terry Pratchett
  15. Lords and ladies – Terry Pratchett
  16. Nanny Ogg’s Cookbook – Terry Pratchett
  17. The Duke and I – Julia Quinn
  18. The Viscount Who Loved Me – Julia Quinn
  19. An Offer from a Gentleman – Julia Quinn
  20. Linhas e bolinhas – Emile Jadoul
  21. O jogo da parlenda – de Heloísa Prieto
  22. Bem-te-vi e outras poesias – Lalau e Laurabeatriz
  23. Os três porquinhos
  24. Lobisomem
  25. Ayrton, o heroi revelado – Ernesto Rodriges
  26. Por um fio – Drausio Varela
  27. Minha vida como gueixa – Mineko Iwasaki
  28. O gato por dentro – William S. Burroughs
  29. Lady Dorinda [Rosa do Oriente] – Barbara Cartland
  30. A volta ao mundo em 80 dias – Julio Verne
  31. A quarta mulher – Ellery Queen
  32. Casório?! – Maryann Keyes
  33. Hamlet, Rei Lear e Macbeth – Shakespeare
  34. O homem que queria ser rei e outras histórias – Rudyard Kipling
  35. O morro dos ventos uivantes – Emily Brontë
  36. Agosto – Rubem Fonseca
  37. Tai-Pan – James Clavell
  38. Um bom tricô – Debbie Macomber
  39. O amor é fodido – Miguel Esteves Cardoso
  40. O coração das trevas – Joseph Conrad
  41. X-Men: Contos de Fadas – C. B. Cebulski

Dentre todos os anteriores, os Top 5:
. The Folklore of Discworld, de Terry Pratchett
. Auto da compadecida, de Ariano Suassuna
. A filha da fortuna, de Isabel Allende
. Obrigado, Jeeves, de P. G. Wodehouse
. Hamlet, Rei Lear e Macbeth, de William Shakespeare

Bottom 3
. Confissões de um yakuza, de Junichi Saga
. A quarta mulher, de Ellery Queen
. Casório?!, de Maryann Keyes

O que é ler?


Link http://www.youtube.com/watch?v=bukC9tDuPY0

As listas do pessoal:

. Bruna
. Érika
. Frank
. Henderson
. Jefferson
. Kaká
. Lulu Coruja
. Mica

Posts relacionados:
Letrinhas no balanço – livros lidos em 2007
Top5 livros lidos em 2008
Top5 livros lidos em 2009 [e o Bottom3 também]

17 comentários sobre “Retrospectiva Literária 2010, Top 5, Bottom 3

  1. sua ídala… depois me dei conta de que reli uns livros infantis e não contabilizei, mas uaréva.

    eu continuo abandonando muito os livros. ou fazendo pausas muitos imensas. O Senhor dos Anéis e Os Maias, por exemplo, e também Germinal e Le Bonheur des Dames, tem horas que até esqueço que tô lendo.

  2. Pingback: Projeto Livros na Biblioteca Municipal: Fase 1 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  3. Pingback: Meme | Retrospectiva Literária 2011 « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário