Blogagem Coletiva | Desafio Literário 2010

No começo do ano vi uma postagem no blog Rato de Bblioteca sobre a blogagem coletiva Desafio Literário, promovida pela Vivi do Romance Gracinha. A proposta é ler e resenhar um livro por mês durante o ano de 2010, seguindo um tema mensal específico. Eu me interessei mas achei que as inscrições estavam encerradas. Bem, não estavam. A Vivi aceitou minha inscrição e começo a participar agora em abril, mas posso fazer a leitura e resenha dos temas anteriores conforme a disponibilidade de tempo.

Eis a minha agenda:

Janeiro – Romance de Banca
Lady Dorinda – Barbara Cartland [post]
[reserva] O Gato Por Dentro – William Burroughs

Do Burroughs é um pocket da L&PM, que também vale para o desafio.

Fevereiro – Um livro que nos remeta aos contos de fada
Bom, eu li X-Men: Contos de Fadas em março, será que vale?
[reserva] Hogfather – Terry Pratchett [post]

Março – Um clássico da Literatura universal
A Volta Ao Mundo em Oitenta Dias – Julio Verne [post]
[reserva] Moll Flanders – Daniel Defoe

Tá ao alcance da mão na estante.

Abril – Um livro de escritor(a) Latino-Americano
Filha da Fortuna – Isabel Allende [post]
[reserva] Zorro: Começa A Lenda – Isabel Allende

Tentei fugir dos óbvios [Gabriel Garcia Marquez, Jorge Luis Borges, Julio Cortazar…]. Pensei no Juan Rulfo mas seria releitura. Eu vou ler o uruguaio Horácio Quiroga pela coleção de clássicos da Abril, mas o livro só sai em setembro. Allende eu copiei da lista da Cristine Martin.

Maio – Chick-lit
Casório?! – Marian Keyes [post]
[reserva] Avalon High – Meg Cabot [post]

Eu queria mesmo If Andy Warhol Had A Girlfriend, da Alison Pace. Não encontrei em inglês nem em português [alô, editoras], apenas a resenha. Aqui eu tive de pedir socorro pra dicas de leitura, não é um gênero a que eu esteja acostumada [danke, Chris!].

Junho – Um livro de uma escritora brasileira
Memorial de Maria Moura – Rachel de Queiroz [post]
[reserva] Cittá di Roma – Zélia Gattai

Rachel de Queiroz é uma de minhas favoritas e MMM tá na pilha de espera faz um ano.

Julho – Um livro adaptado para o cinema
Auto da Compadecida – Ariano Suassuna [post]
[reserva] Vestido de Noiva – Nelson Gonçalves [??] Rodrigues

Ambos estão na mesma pilha da Rachel de Queiroz [essa coleção da Folha].

Agosto – Um romance policial
Cemitério de Indigentes – Patricia D. Cornwell
[reserva] Agosto – Rubem Fonseca [post]

Agatha Christie tá fora porque já li quase tudo [só falta Café Preto, que não é bem dela]. É uma oportunidade pra conhecer a Kay Scarpetta.

Setembro – Um romance histórico
Tai-Pan – James Clavell [post]
[reserva] O Mundo Mágico do Antigo Egito – Christian Jacq

Esperando a vez de sair da estante há décadas.

Outubro – Um livro que contenha uma lição de vida
Um Bom Tricô – Debbie Macomber [post]
[reserva] A Menina Que Roubava Livros – Marcus Zusak

Não é meu gênero preferido, mas pelo menos sei que tem em casa. 😆

Novembro – Um livro de escritor(a) de Portugal
O Amor É Fodido – Miguel Esteves Cardoso [post]
[reserva] O Evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago

Ambos começados e abandonados. Deixo aqui uma sugestão: da próxima vez, ampliar para escritores lusófonos. Assim poderia incluir o moçambicano Mia Couto, por exemplo.

Dezembro – Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título
Coração das Trevas – Joseph Conrad [post]
[reserva] Coração de Tinta – Cornelia Funke

Do Conrad tá na minha lista de clássicos da Abril pra comprar e vai sair em agosto, então dá tempo de entrar na lista do Desafio.

Blog do Desafio Literário

Atualizarei este post com os links para as resenhas conforme elas forem saindo.

29 comentários sobre “Blogagem Coletiva | Desafio Literário 2010

  1. Ótima lista, Naomi; vou acompanhar suas resenhas. Será que dá tempo de ler tudo isso? Estou penando pra dar conta de um livro por mês, de tanto trabalho que me aparece.. Saudades da minha época de estudante, dava pra ler bem mais. Mas não estou reclamando não. 🙂

    Beijos, e boa leitura!

  2. Fantástica lista. Não sou capaz, embora tenha ficado com vontade e isso me incentive a ler mais. Mas vou dar força, e até cobrar, viu, tia Batata ?

    Um abraço cobrar-é-mole-né,
    Tommy

  3. Gabriel Garcia Marques pode até ser óbvio, mas nunca li nada dele…queria muito ler.
    Hum..comecei a ler O Momento Culminante, do Roberto Freire. Será que conta?
    Eu fiz as contas, li 08 livros até agora, mas nenhum se encaixa em nenhuma categoria de janeiro, fevereiro, março, abril. Bom, li um de fantasia (Stone of Tears)..dois, na verdade (Sword of Truth em janeiro ou fevereiro), mas nenhum dentro dos meses citados.
    É claro que não farei parte de coisa alguma, nem me inscreveria para nada, pois sou muito indisciplinada (já morro para escrever review para os sites e só escrevo para o meu blog qdo tenho que fazer algo para algum outro lugar, então aproveito), mas seria legal tentar seguir os temas e fazer por conta própria a medida que for me organizando.
    O que é Chick-lit? (já que vc citou um da Meg Cabot, eu recomendo a série Mediadora que é uma graça)
    Quase comprei Coração de Tintas esses dias atrás, mas na hora H faltou coragem.

    Diga-me uma coisa, vc tem que fazer a lista antes de começar a ler?

    Hum….será que eu encontro a sua lista online? Seria interessante ler os livros no mesmo mês que você (se bem que estou com tanta coisa que comprei para ler…)

    • mica, roberto freire conta sim, vi bastante gente lendo escritor brasileiro na categoria latinoamericano [e tecnicamente tá certo, né?].

      vou te confessar, eu agarrei a oportunidade de participar foi mais pra me obrigar a ler alguns dos livros que tenho e ainda não li. fiz a lista baseado nisso, não vou comprar nenhum. digo, só aqueles da coleção abril que já tava programado.

      o que eu não tenho em papel e peguei na web são:

      Lady Dorinda – Barbara Cartland
      X-Men: Contos de Fadas
      Filha da Fortuna – Isabel Allende
      Zorro: Começa A Lenda – Isabel Allende
      Casório?! – Marian Keyes
      Avalon High – Meg Cabot
      Cemitério de Indigentes – Patricia D. Cornwell
      O Mundo Mágico do Antigo Egito – Christian Jacq
      A Menina Que Roubava Livros – Marcus Zusak
      Coração de Tinta – Cornelia Funke

      se quier eu te mando. a lista tem que ser feita antes de começar o projeto de leitura.

      ah, chick-lit é literatura para mulheres, geralmente entre 20 e 40 anos, com uma protagonista nesta faixa etária, moderna e trabalhadora. a trama é leve e bem-humorada, e trata dos problemas dessa mulher moderna. helen fielding [bridget jones], sophie kinsella, marian keyes, meg cabot…

  4. Naomi, estou aqui precisando de ajuda com um filme.
    Eu lembro que assisti na sessão da tarde na minha infância. Ele se chamava SHE ou ELLA, não tenho certeza. Era meio de fantasia, tinha feitiçaria, e ela (a bruxa principal, que não lembro se chamava ELLA ou não) tinha o rosto de mulher nova, mas na verdade era bem velha e no final morre, mas não sem antes alguma magia acontecer e ela ficar bem velha e enrugada.
    Não consigo achar informações sobre o filme em lugar algum. Eu até estava em dúvida se não era esse http://www.fandango.com/she_v44211/summary (também visto aqui http://www.imdb.com/title/tt0090009/), pois foi o único SHE que eu encontrei no imdb, mas a verdade é que não lembro detalhes, só que ela parecia meio vilã e era uma falsa jovem, pois morria com uma magia que a deixava velha. Como não sei se o nome era SHE ou ELLA, preciso de ajuda para ter certeza se o filme é este mesmo que eu achei.
    Vc lembra?
    Será que alguém aqui lembra?

    Já tive uma baita dor de cabeça para lembrar o nome de O Último Guerreiro das Estrelas (mas usei a técnica infalível descrita naquele site que lemos alguns dias atrás…ou seja, escrevi um texto enorme na procura do google, hehehe), mas com SHE/ELLA eu não consigo confirmação. Minha lembrança é muito turva.

  5. Pingback: Desafio Literário | Filha da Fortuna « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  6. Pingback: Desafio Literário | Lady Dorinda / Rosa do Oriente « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  7. Pingback: Desafio Literário | A Volta Ao Mundo Em 80 Dias « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  8. Pingback: Desafio Literário | Casório?! « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  9. Pingback: Desafio Literário | Avalon High [reserva] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  10. Pingback: Desafio Literário | Hogfather [livro reserva] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  11. Pingback: Desafio Literário | Memorial de Maria Moura « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  12. Pingback: Desafio Literário | Auto da Compadecida « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  13. Pingback: Desafio Literário | Agosto [livro reserva] « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  14. Pingback: Desafio Literário | Um Bom Tricô « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  15. Pingback: Desafio Literário 2011 | Plano de leitura « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  16. Pingback: Desafio Literário | O Amor É Fodido « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  17. Pingback: Desafio Literário | O Coração das Trevas « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

  18. Pingback: Desafio Literário 2011 | Agenda « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe um comentário